Mundo

Governo interino da Bolívia restaura laços diplomáticos com Israel

Mudança faz parte da revisão da política externa da Bolívia feita pelo governo interino após a renúncia de Evo Morales

Bolívia: governo interino nomeou um novo embaixador para os EUA, depois de 11 anos de rebaixamento na relação diplomática (Henry Romero/Reuters)

Bolívia: governo interino nomeou um novo embaixador para os EUA, depois de 11 anos de rebaixamento na relação diplomática (Henry Romero/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 28 de novembro de 2019 às 17h47.

O governo da Bolívia afirmou nesta quinta-feira que irá restaurar os laços diplomáticos com Israel, uma década após o então presidente Evo Morales cortar relações devido a uma ofensiva militar israelense na Faixa de Gaza.

A decisão foi anunciada pela atual ministra das Relações Exteriores do país, Karen Longaric, como parte da uma revisão da política externa da Bolívia após a renúncia de Morales, que deixou o cargo em 10 de novembro.

Longaric disse que o governo interino da presidente Jeanine Añez está se movendo para "corrigir tudo de ruim que aconteceu sob a administração anterior".

O governo interino também nomeou Walter Oscar Serrate Cuellar como novo embaixador para os Estados Unidos, depois de 11 anos de rebaixamento na relação diplomática entre a Bolívia e os americanos.

Morales, que defendia o socialismo, declarou vitória nas eleições de 20 de outubro, mas protestos da oposição por suposta fraude eleitoral e um pedido das Forças Armadas forçaram Morales a renunciar e buscar asilo no México. Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:BolíviaDiplomaciaIsrael

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia