Mundo

Governo francês declara apoio a conselho nacional rebelde líbio

Em declaração do Ministério das Relações Exteriores, governo francês manifestou sua aprovação à "vontade de unidade" que motivou a criação dessa instância pelos rebeldes

Soldado da oposição à Kadafi  (Getty Images)

Soldado da oposição à Kadafi (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de março de 2011 às 14h36.

Paris - O Governo francês manifestou neste domingo seu apoio ao conselho nacional rebelde líbio e o encorajou a atingir seus objetivos, rejeitando o "uso inaceitável da força" contra a população civil.

Em declaração do Ministério das Relações Exteriores, o Governo francês manifestou sua aprovação à "vontade de unidade" que motivou a criação dessa instância por parte dos rebeldes.

Além disso, elogiou a "coragem" das "cidades submetidas à violência" no país norte-africano e apela ao "respeito pleno da resolução 1970 do Conselho de Segurança" da ONU, aprovada no dia 26 de fevereiro.

Essa resolução, entre outras disposições, proíbe que o líder líbio, Muammar Kadafi, saia do país, bem como seus oito filhos e sete de seus mais próximos colaboradores, e pede ao Tribunal Penal Internacional (TPI), com sede em Haia, que abra uma investigação sobre os ataques contra a população civil.

Acompanhe tudo sobre:PolíticaPaíses ricosEuropaFrançaÁfricaLíbia

Mais de Mundo

Trump diz que México e Canadá fazem o que EUA querem em relação a fronteiras

Trump diz não estar preocupado com aproximação comercial entre América Latina e China

Ministro israelense anuncia plano para dividir Cisjordânia e ‘enterrar ideia de Estado palestino’

Air Canada cancela voos em resposta à possível greve de comissários de bordo