Mundo

Governo espanhol convida Llosa para dirigir Cervantes

O Instituto Cervantes é a principal instituição de promoção e ensino da língua espanhola no mundo

O escritor Mario Vargas Llosa, Prêmio Nobel de Literatura, já faz parte do patronato do instituto (Mario Tama/Getty Images)

O escritor Mario Vargas Llosa, Prêmio Nobel de Literatura, já faz parte do patronato do instituto (Mario Tama/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de janeiro de 2012 às 13h29.

Madri - O governo espanhol convidou o escritor Mario Vargas Llosa, Prêmio Nobel de Literatura, para assumir a direção do Instituto Cervantes, informaram nesta quarta-feira à Agência Efe fontes do Executivo de Mariano Rajoy.

O escritor peruano, que desde 1993 também possui nacionalidade espanhola, deverá substituir a atual diretora, Carmen Caffarel. No cargo desde 2007, Carmem foi nomeada pelo governo socialista de José Luis Rodríguez Zapatero.

O ministro espanhol das Relações Exteriores, José Manuel García-Margallo, anunciou na última terça-feira que já tinha decidido quem seria seu indicado para assumir a direção do instituto depois da chegada do Partido Popular ao poder.

A ocupação exata de Vargas Llosa à frente do Cervantes e sua resposta definitiva deverão ser confirmadas até o final da semana.

O Cervantes, criado em 1991, é a principal instituição de promoção e ensino da língua espanhola no mundo, além da difusão da cultura espanhola e latino-americana.

Com um orçamento de mais de US$ 128 milhões, o Cervantes mantém 77 centros nos cinco continentes, os quais apresentam inúmeras atividades, como exposições, representações de teatro, shows e ciclos de cinema em espanhol.

Vargas Llosa, de 75 anos, já faz parte do patronato do Cervantes, um órgão reitor cuja Presidência de honra é ocupada pelo rei Juan Carlos I.

Na última terça-feira, o Nobel de Literatura participou de um ato no Parlamento italiano. Segundo fontes consultadas pela Agencia Efe em Roma, Vargas Llosa chegou a comentar que estaria pensando em morar em Madri a partir de agora.

Fontes ligadas ao escritor afirmaram que Vargas Llosa está viajando para Londres e evitaram comentar sobre o convite do Governo espanhol. 

Acompanhe tudo sobre:EscritoresEspanhaEuropaNobelPiigsPrêmio Nobel

Mais de Mundo

Trump assina ordem executiva para taxas de 104% contra a China; medida vale a partir desta quarta

Trump assina decretos para impulsionar mineração de carvão nos EUA

Casa Branca diz que cerca de 70 países pediram para negociar tarifas

Canadá anuncia que tarifas sobre alguns veículos dos EUA entram em vigor na quarta