Mundo

Governo escocês regularizará referendo de independência

O projeto de lei do referendo, que deverá ser aprovado até novembro de 2013, definirá as bases para a realização da consulta popular


	Glasgow: em discurso no Parlamento, Salmond disse também que durante essa legislatura será analisado o projeto de lei que legaliza o casamento homossexual
 (John Lindie/Flickr via Wikimedia Commons)

Glasgow: em discurso no Parlamento, Salmond disse também que durante essa legislatura será analisado o projeto de lei que legaliza o casamento homossexual (John Lindie/Flickr via Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de setembro de 2012 às 14h35.

Londres - O primeiro-ministro escocês, Alex Salmond, confirmou nesta terça-feira que no atual mandato parlamentar será regularizado o plebiscito de independência da Escócia, previsto para ocorrer em 2014.

Em discurso no Parlamento autônomo de Holyrood, Salmond disse também que durante essa legislatura será analisado o projeto de lei que legaliza o casamento homossexual.

O projeto de lei do referendo, que deverá ser aprovado até novembro de 2013, definirá as bases para a realização da consulta popular, em uma data específica e com supervisão de uma comissão eleitoral.

A convocação do plebiscito sobre a independência continua sendo objeto de negociações entre o governo de Edimburgo e o de Londres, que deseja acelerar a votação e impor restrições ao processo.

Na Escócia, existem grupos a favor e contra a independência, liderados respectivamente por Salmond, líder do Partido Nacionalista Escocês (com maioria absoluta), e pelo ex-ministro trabalhista Alastair Darling.

Em relação à lei que legaliza o casamento gay, que não obrigará os templos religiosos a celebrarem as uniões, o líder escocês disse que dará liberdade de voto para os parlamentares, por isso não é certo de que ela seja aprovada. 

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEuropaReino UnidoPreconceitosGaysLGBTEscócia

Mais de Mundo

EUA não planejam explosões nucleares neste momento, diz secretário de energia

'Xi entende as consequências se tentar invadir Taiwan', diz Trump sobre possível ataque

Desfiles, luzes e celebração: como o México comemora o Dia dos Mortos?

Ex-príncipe Andrew: por relação com Jeffrey Epstein, governo retira seus títulos