Mundo

Governo envia equipe da Força de Emergência para Angra

440 pessoas estão desabrigadas na cidade, onde o Gade trabalha em conjunto com a Defesa Civil


	Enchente em Angra dos Reis: cidade precisa de doações de água, alimentos, roupas e produtos de limpeza e higiene pessoal
 (Divulgação/Prefeitura de Angra dos Reis)

Enchente em Angra dos Reis: cidade precisa de doações de água, alimentos, roupas e produtos de limpeza e higiene pessoal (Divulgação/Prefeitura de Angra dos Reis)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de janeiro de 2013 às 22h17.

Rio de Janeiro - O governo federal enviou hoje a Angra dos Reis uma equipe da Força Nacional de Emergência/Grupo de Apoio a Desastres (Gade) para auxiliar a cidade na temporada de chuvas de verão. Dois técnicos da unidade vistoriaram algumas áreas atingidas pelas chuvas da madrugada passada. À tarde, eles foram ao bairro Parque Mambucaba ver o rio que corta a comunidade e pediu que a Defesa Civil ficasse em alerta devido ao alto índice pluviométrico registrado: 139 milímetros (mm).

Os agentes do Gade também monitoram outras áreas atingidas e trabalham em parceria com a Defesa Civil municipal para atender às vítimas de alagamentos e deslizamentos. O Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) coordena a situação permanentemente durante 24 horas.

De acordo com o secretário municipal de Defesa Civil, Marco Oliveira, a equipe do governo federal trabalha em conjunto com a Defesa Civil para minimizar os problemas causados pela chuva. "A presença deles aqui é fundamental, já que o Gade centraliza as ações do governo federal nesses casos", disse.

A Defesa Civil realizou 493 vistorias e interditou permanentemente 110 casas. O número de desabrigados é 440 pessoas.

A prefeitura de Angra dos Reis mantém aberto o posto especial para recebimento de doações que está sendo administrado pela Secretaria de Ação Social. No momento é necessário água, alimentos não perecíveis, roupas e produtos para limpeza e higiene pessoal.

Acompanhe tudo sobre:ChuvasDesastres naturaisEstado do Rio

Mais de Mundo

Para ex-premier britânico Tony Blair, Irã é o principal foco de instabilidade no Oriente Médio

Naufrágio de iate turístico deixa pelo menos 17 desaparecidos no Egito

Social-democratas nomeiam Scholz como candidato a chanceler nas eleições antecipadas

Musk critica caças tripulados como o F-35 — e exalta uso de drones para guerras