Mundo

Governo dos EUA confirma novo encontro entre Trump e Kim Jong-un em 2019

Na primeira reunião entre eles, em junho de 2018, o líder da Coreia do Norte se comprometeu a desnuclearizar o país

Kim Jong-un e Donald Trump: Líder da Coreia do Norte e presidente dos EUA se encontraram em Singapura (Susan Walsh/Reuters)

Kim Jong-un e Donald Trump: Líder da Coreia do Norte e presidente dos EUA se encontraram em Singapura (Susan Walsh/Reuters)

E

EFE

Publicado em 15 de novembro de 2018 às 10h28.

Singapura - O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, confirmou nesta quinta-feira em Singapura uma segunda cúpula no próximo ano entre o presidente americano, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, apesar das últimas informações de que Pyongyang tem bases secretas de mísseis.

"Acreditamos que a cúpula provavelmente será realizada no próximo ano, mas quando e onde ocorrerá ainda tem que ser decidido", declarou Pence em entrevista à imprensa depois de se reunir com o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in.

A primeira cúpula de Trump com Kim aconteceu em 12 de junho de 2018 em Singapura e nela o líder norte-coreano se comprometeu a desnuclearizar o país, enquanto o governante americano lhe ofereceu garantias de segurança.

O próprio Tump disse na semana passada que a reunião com Kim será "no início do próximo ano" e se mostrou muito "contente" de como avançam as conversas com Pyongyang.

Pence explicou hoje que Trump está "determinado" a manter as sanções e a máxima pressão sobre o regime norte-coreano para evitar "erros do passado", como quando a Coreia do Norte fazia promessas, suspendiam-se as sanções e depois Pyongyang não respeitava o estipulado.

Além disso, o vice-presidente americano reconheceu que "a China está fazendo mais esforços do que nunca" e acrescentou que Trump abordará o assunto com o presidente Xi Jinping quando ambos estiverem juntos em Buenos Aires no final de novembro, durante a reunião do G20.

Pence qualificou como "importante" a reunião de hoje com Moon, na qual ambos ratificaram a meta de conseguir a desnuclearização completa e verificada da Coreia do Norte e, neste sentido, a necessidade de manter uma estreita coordenação entre Washington e Seul.

A reunião de Pence com Moon aconteceu às margens cúpula de governantes da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) que termina hoje em Singapura após três dias de conversas.

Acompanhe tudo sobre:Armas nuclearesCoreia do NorteDonald TrumpEstados Unidos (EUA)Kim Jong-unMísseis

Mais de Mundo

Maduro pede que aliados que não aceitem eletrônicos de presente após explosão de pagers no Líbano

Número de mortos em ataque de Israel ao Líbano sobe para 31

Em meio à tensão no Oriente Médio, Irã revela novos mísseis e drones em desfile militar

Brasileiros crescem na política dos EUA e alcançam cargos como prefeito e deputado