Mundo

Governo do Canadá apresenta projeto sobre suicídio assistido

Este é um assunto "incrivelmente íntimo e comovente" para os canadenses, declarou a ministra da Justiça, Jody Wilson-Raybould, ao apresentar o projeto


	Canadá: o direito ao suicídio assistido poderá ser concedido a "adultos conscientes e responsáveis, que sofram de uma doença grave, incurável e irreversível"
 (Thinkstock)

Canadá: o direito ao suicídio assistido poderá ser concedido a "adultos conscientes e responsáveis, que sofram de uma doença grave, incurável e irreversível" (Thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de abril de 2016 às 17h24.

O governo canadense apresentou nesta quinta-feira um projeto de lei sobre o suicídio assistido com condições estritas a adultos vítimas de doenças incuráveis.

Este é um assunto "incrivelmente íntimo e comovente" para os canadenses, declarou a ministra da Justiça, Jody Wilson-Raybould, ao apresentar o projeto.

O direito ao suicídio assistido poderá ser concedido a "adultos conscientes e responsáveis, que sofram de uma doença grave, incurável e irreversível, e cuja morte é razoavelmente previsível", indicou a ministra.

O texto, que será uma emenda ao código penal, está aquém das recomendações de uma comissão parlamentar, que propôs o direito ao suicídio assistido a menores ou pessoas com doenças mentais.

As condições serão bastante restritas para os doentes. Aqueles que apresentarem um pedido para o suicídio assistido deverão dispor de "duas testemunhas independentes" e obter a aprovação de dois profissionais médicos que possam atestar que se trata de "uma escolha lúcida", explicou Wilson-Raybould.

A discussão do texto no Parlamento será acelerada porque a nova lei deverá ser votada em dois meses, prazo fixado pelo Supremo Tribunal Federal para alterar o código penal.

Há um pouco mais de um ano, o Supremo Tribunal do Canadá autorizou o suicídio assistido a adultos com problemas de saúde graves e irreversíveis.

A assistência médica para a morte já está em vigor desde o final de dezembro na província de Quebec, onde cerca de vinte pessoas já se beneficiaram desta possibilidade.

O suicídio assistido já é permitido na Suíça e a eutanásia na Holanda, Luxemburgo e Bélgica. Dois estados americanos, Oregon e Washington (noroeste) também oferecem assistência médica para morrer.

Acompanhe tudo sobre:CanadáDoençasPaíses ricos

Mais de Mundo

O que é o Projeto Manhattan, citado por Trump ao anunciar Musk

Donald Trump anuncia Elon Musk para chefiar novo Departamento de Eficiência

Trump nomeia apresentador da Fox News como secretário de defesa

Milei conversa com Trump pela 1ª vez após eleição nos EUA