Mundo

Governo Dilma não traz risco no cenário internacional

Consultor da Arko Advice afirma que imagem do Brasil não sofreu durante campanha e deve se manter estável

Segundo cientista político, governo Dilma não traz riscos à imagem do país no cenário internacional (Wilson Dias/AGÊNCIA BRASIL)

Segundo cientista político, governo Dilma não traz riscos à imagem do país no cenário internacional (Wilson Dias/AGÊNCIA BRASIL)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de outubro de 2010 às 21h32.

Brasília - Durante um bate papo com os internautas promovido por EXAME.com, o cientista político Cristiano Noronha, da Arko Advice, afirmou que a imagem de Dilma Rousseff como ex-guerrilheira não deve afetar as relações exteriores do país. "Isso foi uma situação limite e ficou para trás, não deve interferir no relacionamento do Brasil com outros países", disse ele.

Para o consultor, qualquer um dos dois candidatos que disputavam o segundo turno conseguiria manter a imagem do Brasil no cenário internacional. "Tanto com Serra, como com Dilma, teríamos uma manutenção da imagem do país, os dois mantiveram compromissos como câmbio flutuante, independência do Banco Central e garantia de superávit primário."

Noronha lembra que, em 2002, durante a campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o risco Brasil cresceu e o dólar disparou. "Não aconteceu nada disso nessas eleições, mostrando que o Brasil amadureceu", afirmou o cientista político.

Um internauta perguntou se o Brasil poderia virar uma Argentina por ter sido eleita a primeira presidente mulher, mas, de acordo com o consultor, as questões do país não se definem pelo gênero de quem o preside, mas sim pelas decisões tomadas. "O Brasil hoje tem fundamentos muito mais sólidos que a Argentina, é um governo com muito mais credibilidade. A expectativa positiva do mercado existia independente de quem ganhasse, graças aos compromissos assumidos pelos candidatos", explicou Cristiano Noronha. O consultor acredita ainda que a eleição de Dilma Rousseff não deve trazer grandes oscilações à bolsa brasileira.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffEleiçõesEleições 2010Governo DilmaPartidos políticosPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Mundo

Eleições na Romênia agitam país-chave para a Otan e a Ucrânia

Irã e Hezbollah: mísseis clonados alteram a dinâmica de poder regional

Ataque de Israel ao sul do Líbano deixa um militar morto e 18 feridos

Trump completa escolha para altos cargos de seu gabinete com secretária de Agricultura