Mundo

Governo de Milei fará exame de aptidão em 40 mil funcionários públicos e demitirá quem for reprovado

Governo argentino afirmou que, até junho, demitiu 26,6 mil funcionários da administração federal e contratou 2,7 mil

Milei: ajustes fazem parte da política da motosserra (Tomas Cuesta/Getty Images)

Milei: ajustes fazem parte da política da motosserra (Tomas Cuesta/Getty Images)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 10 de outubro de 2024 às 21h12.

Tudo sobreJavier Milei
Saiba mais

O governo argentino  de  Javier Milei anunciou que submeterá cerca de 40 mil funcionários públicos a um "exame de aptidão", sendo que aqueles que não forem aprovados poderão ser demitidos.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 10, pelo porta-voz presidencial, Manuel Adorni, que destacou que o exame será obrigatório para todos os servidores cujos contratos expirarem em 31 de dezembro.

No serviço público argentino, é comum que funcionários atuem sob contratos temporários, que são renovados anualmente, o que pode criar uma situação de precariedade que pode durar décadas.

Adorni esclareceu que o exame será um requisito necessário, mas a renovação dos contratos também dependerá de outros critérios, como o mérito do funcionário.

"Será um requisito necessário, mas não suficiente, pois depois, claro, definirão a renovação ou não pelos parâmetros habituais de se a pessoa merece a renovação do contrato", explicou o porta-voz.

Trabalhadores com deficiência ficarão temporariamente isentos da avaliação, já que "os sistemas necessitam de adaptações adicionais".

Política de ajuste fiscal

Desde que assumiu em dezembro do ano passado, o presidente Javier Milei implementou uma série de medidas de ajuste fiscal, simbolizadas pela chamada política da motosserra.

Entre as mudanças, estão a eliminação do Ministério da Mulher, a despromoção do Ministério da Educação, além da suspensão de organizações de combate à violência de gênero e à discriminação, e do Instituto de Assuntos Indígenas.

Acompanhe tudo sobre:Javier Milei

Mais de Mundo

Quem é dono da Faixa de Gaza? E quem já mandou no território? Relembre

Conheça vítimas do 11 de Setembro identificadas quase 24 anos após os atentados

Peru diz que não há ‘nenhuma discussão’ sobre soberania de ilha em fronteira com Brasil

Após tarifaço, estatais indianas buscam alternativa ao petróleo russo e compram até do Brasil