Mundo

Governo da Pensilvânia identifica homem que morreu no comício de Trump, diz jornal

O espectador do comício era um bombeiro e pai de duas filhas, disse o governador  do estado, Josh Shapiro

Donald Trump: veja os detalhes e principais informações sobre o atentado na Pensilvânia (Rebecca DROKE/AFP)

Donald Trump: veja os detalhes e principais informações sobre o atentado na Pensilvânia (Rebecca DROKE/AFP)

Publicado em 14 de julho de 2024 às 14h06.

Tudo sobreDonald Trump
Saiba mais

Na noite do último sábado, 13, o ex-presidente Donald Trump foi ferido na cabeça durante um ataque a tiros durante um comício em Butler, na Pensilvânia. Morreram o homem suspeito disparar, segundo o serviço secreto dos EUA, e um espectador, Corey Comperatore.

Após atentado, Trump comparecerá à convenção republicana com segurança reforçada

O espectador do comício era um bombeiro e pai de duas filhas, disse o governador  do estado, Josh Shapiro, ao The New York Times. Ele acrescentou, ainda, que a esposa de Comperatore "pediu que eu compartilhasse com todos vocês que Corey morreu como um herói, que Corey mergulhou em sua família para protegê-los ontem à noite, neste comício".

Shapiro comentou ao NYT que "Corey era um ávido apoiador do ex-presidente e estava muito animado por estar lá ontem à noite com ele na comunidade".

O que aconteceu na Pensilvânia?

"Por volta das 18h15, um suspeito atirou múltiplos tiros em direção ao palco de uma posição elevada, do lado de fora do espaço do comício", disse o porta-voz do serviço secreto, Anthony Guglielmi, no X, antigo Twitter. "Agentes do serviço secreto neutralizaram o atirador. Um espectador foi morto e dois espectadores estão gravemente feridos. O incidente está sob investigação e o serviço secreto notificou formalmente o FBI."

Mais de 50 mil pessoas estavam na região por conta do evento, segundo o New York Times. A cidade de Butler tem apenas 13 mil habitantes.

O ataque aconteceu pouco após Trump começar seu discurso. Foi possível ouvir um som que lembrava o de tiros. Em seguida, o ex-presidente e a plateia se abaixaram. Ao se levantar, foi possível ver que o ex-presidente tinha um ferimento que sangrava, na orelha. Ele saudou os espectadores enquanto era retirado.

Agentes correram para protegê-lo e o retiraram do palco, sob proteção, em seguida. Ele foi levado para o carro e deixou o local. O Serviço Secreto faz a segurança de ex-presidentes e de candidatos presidenciais em campanha.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento no qual o ex-presidente americano foi atingido. Confira:

Onde ocorreu o ataque contra Trump

Butler fica a cerca de 50 km ao norte de PIttsburgh e é uma cidade pequena, de 13 mil habitantes, no oeste da Pensilvânia, um dos estados decisivos nas eleições de 2024.

O incidente ocorre a dois dias do início da Convenção Nacional Republicana, em Milwaukee, Wisconsin. A cidade está sob um forte esquema de proteção e o acesso à região onde o evento ocorre está sendo cercada com barreiras. Apenas pessoas com credenciais poderão acessar as áreas onde os políticos estarão. O evento deverá confirmar a candidatura de Trump à Presidência e deve atrair mais de 50 mil pessoas.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEleições EUA 2024Estados Unidos (EUA)Eleições americanasFBI

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia