Mundo

Governo da Finlândia renuncia após fracasso de reformas sociais e na saúde

Anúncio acontece a cinco semanas das eleições legislativas, previstas para 14 de abril

Juha Sipilä, 57 anos, venceu as legislativas de 2015 com a promessa de "ajustar" tudo o que não funcionava na Finlândia (Lehtikuva/Seppo Samuli/Reuters)

Juha Sipilä, 57 anos, venceu as legislativas de 2015 com a promessa de "ajustar" tudo o que não funcionava na Finlândia (Lehtikuva/Seppo Samuli/Reuters)

A

AFP

Publicado em 8 de março de 2019 às 08h58.

O primeiro-ministro finlandês, Juha Sipilä, apresentou nesta sexta-feira o pedido de demissão de seu governo de centro-direita, após o fracasso de sua tentativa de aprovar um programa de reformas sociais e do sistema de saúde, anunciou a presidência.

"O primeiro-ministro apresentou hoje (sexta-feira) a demissão do governo ao presidente da República Sauli Niinistö", afirma um comunicado oficial.

O anúncio acontece a cinco semanas das eleições legislativas, previstas para 14 de abril.

"O presidente aceitou a renúncia do governo, que seguirá tramitando os temas correntes até a formação de um novo gabinete", explica a nota.

Juha Sipilä, 57 anos, venceu as legislativas de 2015 com a promessa de "ajustar" tudo o que não funcionava na Finlândia.

Ele considerava as reformas sociais e do sistema de saúde suas prioridades, por considerá-las necessárias para reduzir os custos dos tratamentos de uma população cada vez mais idosa.

Acompanhe tudo sobre:Finlândia

Mais de Mundo

Israel ameaça não ter cessar-fogo se Hamas não liberar lista de reféns a serem libertados

Justiça prorroga prisão de presidente da Coreia do Sul temendo destruição de provas

Quais as chances de Trump anexar Canadá e Groenlândia após tomar posse?

Trump avalia adiar proibição do TikTok por 90 dias após assumir presidência dos EUA