Mundo

Governo da Colômbia vai pagar indenização a camponeses

Os camponeses foram vítimas de deslocamento forçado, em 1996, no Norte do país


	Bandeira da Colômbia: o caso virou uma espécie de ícone de defesa dos direitos humanos na Colômbia devido às denúncias de violações.
 (Rusty Jarrett/Getty Images)

Bandeira da Colômbia: o caso virou uma espécie de ícone de defesa dos direitos humanos na Colômbia devido às denúncias de violações. (Rusty Jarrett/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de janeiro de 2013 às 11h26.

Brasília - O Conselho de Estado da Colômbia condenou o governo a indenizar 35 camponeses apontados como vítimas de deslocamento forçado, em 1996, no Norte do país. Os trabalhadores rurais foram obrigados a deixar terras ocupadas por pressão de paramilitares. Houve agressões físicas e assassinatos. Para o conselho, faltou proteção e assistência às comunidades da região.

O governo da Colômbia deve pagar US$ 653 mil para os 35 camponeses. Eles foram retirados da fazenda Bellacruz, por 40 paramilitares, no município La Gloria. A decisão do conselho lembra 40 pessoas foram mortas, casas e plantações destruídas.

O caso virou uma espécie de ícone de defesa dos direitos humanos na Colômbia devido às denúncias de violações. A fazenda invadida pertencia ao ex-ministro do Desenvolvimento e ex-embaixador Carlos Arturo Marulanda Ramírez. Ele foi condenado como mentor da ação dos paramilitares.

Na decisão, o Conselho de Estado da Colômbia ressalta que a proteção dos camponeses estava a cargo do Ministério da Defesa, do Exército e da Polícia Nacional, pois havia pelo menos 130 homens para garantir a segurança na região.

Acompanhe tudo sobre:ColômbiaAmérica LatinaJustiça

Mais de Mundo

Trump diz estar disposto a impor novas sanções à Rússia após ofensiva aérea contra a Ucrânia

Partido de Milei sofre derrota para peronistas nas eleições legislativas de Buenos Aires

Lula comanda reunião do Brics em meio ao tarifaço de Trump

Urnas fecham na província de Buenos Aires, que vive expectativa por resultado de eleição