Mundo

Governo colombiano: diálogo com Farc ''avançou''

"Posso dizer, tal como se reflete nos comunicados conjuntos, que temos avançado dentro do previsto", disse De la Calle


	O chefe das negociações do governo da Colômbia Humberto de la Calle (C) fala ao lado do negociador Frank Pearl (D) e Sergio Jaramillo antes de decolarem para Havana
 (John Vizcaino/Reuters)

O chefe das negociações do governo da Colômbia Humberto de la Calle (C) fala ao lado do negociador Frank Pearl (D) e Sergio Jaramillo antes de decolarem para Havana (John Vizcaino/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de novembro de 2012 às 19h29.

Havana - As negociações de paz entre o governo da Colômbia e a guerrilha das Farc em Havana "avançaram dentro do previsto", disse nesta quinta-feira o chefe da delegação oficial, Humberto de la Calle, em suas primeiras declarações desde o início das reuniões.

"Posso dizer, tal como se reflete nos comunicados conjuntos, que temos avançado dentro do previsto", disse De la Calle à imprensa, no início de um recesso de cinco dias depois de uma primeira rodada de negociações na capital cubana, iniciada no dia 19 de novembro.

Os delegados do governo viajarão nesta quinta-feira para Bogotá para consultas, mas os da guerrilha permanecerão em Cuba.

"Em Bogotá vamos seguir trabalhando, nos reunindo, realizando consultas, analisando a fundo os temas que estamos abordando e os que temos pela frente", acrescentou De la Calle.

Ambas as partes informaram nesta quinta em um comunicado conjunto que "a Mesa será retomada para negociações sobre o primeiro ponto da Agenda (a questão agrária) na próxima quarta-feira, 5 de dezembro".

A agenda inclui também outros quatro pontos: drogas ilícitas, participação política, abandono das armas e reparação às vítimas.

Ambas as partes também indicaram que "concordaram em criar o site da Mesa de Negociações para facilitar a difusão dos comunicados conjuntos e de informações provenientes da Mesa, assim como para abrir o espaço de participação virtual que o Acordo estabelece".

A página http://www.mesadeconversaciones.com.co, entrará em operação no dia 7 de dezembro, de acordo com o comunicado conjunto.

Nenhuma das duas delegações divulgou detalhes do tratado nesta primeira rodada de conversações, que começou um mês depois da instauração do diálogo em Oslo, Noruega, para pôr fim a um conflito armado de quase meio século.

A delegação das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) é liderada pelo número dois da guerrilha, Iván Márquez.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaColômbiaCrise políticaFarc

Mais de Mundo

Trump escolhe bilionário Scott Bessent para secretário do Tesouro

Partiu, Europa: qual é o país mais barato para visitar no continente

Sem escala 6x1: os países onde as pessoas trabalham apenas 4 dias por semana

Juiz adia indefinidamente sentença de Trump por condenação em caso de suborno de ex-atriz pornô