Mundo

Governo chinês quer investigação sobre acidente de avião

Presidente e primeiro-ministro exigem investigação imediata sobre acidente com avião da Embraer, ocorrido nesta terça-feira (24/8)

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de agosto de 2010 às 11h14.

Pequim - O presidente da China, Hi Jintao, e o primeiro-ministro, Wen Jiabao, ordenaram uma investigação imediata para esclarecer as causas do acidente de avião ocorrido em Yichun (nordeste da China), no qual morreram 42 pessoas ontem à noite.

Segundo informou hoje a agência oficial "Xinhua", o vice-primeiro-ministro Zhang Dejiang, membro do Conselho de Estado (Executivo), chegou ao local do acidente o mais rápido possível para coordenar os trabalhos de resgate e investigação.

A cúpula comunista chinesa também instou às autoridades e responsáveis médicos a realizar todo os esforços possíveis para salvar os 54 sobreviventes feridos.

O avião caiu ontem à noite perto da pista de aterrissagem do aeroporto Lindu, na província nordeste de Heilongjiang, e pegou fogo com 96 pessoas a bordo.

Esta manhã, os serviços de resgate encontraram a caixa-preta do aparelho acidentado, um E-190 fabricado pela brasileira Embraer e fretado pela companhia chinesa Henan Airlines.

Por enquanto as causas do acidente são desconhecidas, embora se suspeite que o denso nevoeiro que cobria a zona dificultou a aterrissagem do avião, que aparentemente saiu da pista quando tentava aterrissar, rompeu sua fuselagem e se incendiou.

Leia mais notícias sobre a China

Siga as notícias do site EXAME sobre Mundo no Twitter

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaAviaçãoChinaEmbraerEmpresasEmpresas abertasempresas-de-tecnologiaSetor de transporte

Mais de Mundo

Secretário dos EUA ameaça Maduro e diz que defenderá Guiana em caso de invasão

Casa Branca admite que cometeu 'erro' com chat sobre ataque ao Iêmen

Zelensky diz que Rússia está atrasando negociações para lançar ofensivas em três regiões

Casa Branca defende que tarifas sobre carros criarão empregos nos EUA