Mundo

Governo catalão ameaça com referendo mesmo sem autorização

Artur Mas ameaçou nesta quarta-feira organizar uma consulta popular sobre a independência da região mesmo que o governo espanhol não permita

O presidente da Catalunha, Artur Mas: a antecipação eleitoral foi interpretada como uma tentativa de capitalizar o fervor separatista
 (Josep Lago/AFP)

O presidente da Catalunha, Artur Mas: a antecipação eleitoral foi interpretada como uma tentativa de capitalizar o fervor separatista (Josep Lago/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de setembro de 2012 às 09h44.

Madri - O presidente do governo autônomo catalão, o nacionalista Artur Mas, ameaçou nesta quarta-feira organizar uma consulta popular sobre a independência da região mesmo que o Executivo de Madri não conceda autorização.

"A consulta tem que acontecer em qualquer caso", afirmou Mas no Parlamento catalão.

"Pode ser feita pela via do referendo, porque o governo espanhol a autoriza, melhor. Se o governo espanhol der as costas e não autorizar nenhum tipo de referendo nem de consulta, tem que acontecer do mesmo jeito", afirmou Mas durante a segunda sessão de debates de política geral catalã.

Na primeira sessão, Mas, no governo catalão desde dezembro de 2010, anunciou na terça-feira a antecipação das eleições legislativas catalãs ante a recusa de Madri de renegociar um sistema fiscal que os nacionalistas catalães consideram injusto.

A antecipação eleitoral foi interpretada como uma tentativa de capitalizar o fervor separatista que cresce na Catalunha, estimulada pela crise econômica e que em 11 de setembro levou mais de um milhão de pessoas às ruas de Barcelona para reclamar a autodeterminação.

Outro presidente regional, o basco Juan José Ibarretxe, fez uma ameaça similar em 2003.

Como reação, o governo espanhol, então dirigido pelo conservador José María Aznar, do PP, tipificou a convocação de referendos sem a autorização do Parlamento espanhol como um delito punido com a prisão.

O atual governo de Mariano Rajoy, também do PP, goza de maioria absoluta no Congresso dos Deputados.

Acompanhe tudo sobre:DiplomaciaEspanhaEuropaPiigsPolítica

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado