Mundo

Governo Assad controla 60% do território da Síria

O regime sírio conseguiu o controle de 60,2% do território, enquanto as forças rebeldes disputam apenas 6,2% e o Estado Islâmico 3%

Síria: as Forças da Síria Democrática, apoiada pelos EUA, controlam 26,7% do país (SANA/Handout/Reuters)

Síria: as Forças da Síria Democrática, apoiada pelos EUA, controlam 26,7% do país (SANA/Handout/Reuters)

E

EFE

Publicado em 4 de maio de 2018 às 10h50.

Cairo - As forças leais ao presidente da Síria, Bashar al Assad, já controlam 60,2% do território do país, o que equivale a 111.440 de um total de 180 mil km², depois de seus últimos avanços, informou nesta sexta-feira o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).

Desde o começo do ano, as forças governamentais recuperaram o controle de várias áreas dominadas pelos rebeldes nos arredores da capital Damasco e nas províncias de Hama e Homs, no centro do país, tanto por avanços militares como por acordos de retirada dos insurgentes.

As Forças da Síria Democrática (FSD), uma aliança liderada por curdos e apoiada pelos Estados Unidos na luta contra os jihadistas, controla 26,7% do país, que corresponde aos territórios entre o vale do rio Eufrates e as regiões fronteiriças com Iraque e Turquia, no nordeste sírio.

As milícias rebeldes e as facções islâmicas que lutam contra Assad perderam terreno e agora têm em seu poder 6,2% do território da Síria, áreas que, em sua maioria, estão nas províncias de Idlib (nordeste), Aleppo (norte) e Deraa (sul).

As tropas apoiadas pela Turquia dominam 2% do território, em uma faixa fronteiriça no noroeste do país, para onde avançaram no início do ano ao expulsarem da região de Afrin as milícias curdas filiadas às FSD.

O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) controla 3% da Síria, especialmente em áreas desérticas na fronteira iraquiana, além de pequenos enclaves no campo de refugiados palestinos de Al Yarmouk, ao sul de Damasco, e nas províncias de Deraa e Al Quneitra, onde opera o exército de Khaled bin Walid, ligado ao EI.

O 1,9% restante do território está sob o poder de facções rebeldes apoiadas pelos EUA, em uma área desértica na tríplice fronteira com o Iraque e a Jordânia.

 

Acompanhe tudo sobre:Bashar al-AssadGuerra na SíriaSíria

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia