Mundo

Governador do Texas anuncia candidatura às presidenciais de 2012

Rick Perry, do setor ultraconservador republicano, apresentou formalmente candidatura neste sábado

Durante conferência com membros de seu partido, Perry disse que está 'totalmente convencido' de que será eleito presidente dos EUA (Wikimedia Commons)

Durante conferência com membros de seu partido, Perry disse que está 'totalmente convencido' de que será eleito presidente dos EUA (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de agosto de 2011 às 14h48.

Washington - O governador do Texas, Rick Perry, anunciou neste sábado formalmente sua candidatura pelo Partido Republicano às eleições presidenciais de 2012, colocando fim a meses de especulações.

Perry, do setor ultraconservador republicano, fez o anúncio em encontro político em Charleston (Carolina do Sul), como haviam antecipado membros de sua campanha nesta semana.

O governador discursou horas antes do fechamento das urnas de consulta informal, conhecida como "straw poll" em Iowa, o primeiro estado a votar nas eleições primárias.

Os republicanos elegem o que será seu candidato a presidente dentre os que já haviam formalizado a candidatura, como o legislador do Texas Ron Paul, o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney, a legisladora Michele Bachmann e o ex-governador de Minnesota Tim Pawlenty.

Além disso, o ex-governador de Utah Jon Huntsman, o ex-senador da Pensilvânia Rick Santorum, o empresário Herman Cain, o ex-presidente da Câmara de Representantes Newt Gingrich e o legislador de Michigan Thaddeus McCotter.


Durante uma teleconferência com membros de seu partido uma hora antes de lançar sua candidatura, Perry garantiu que está "totalmente convencido" de que ganhará, segundo publica a imprensa.

O governador texano, de 61 anos, conta com 15% de apoio eleitoral entre os eleitores republicanos, segundo uma média de pesquisas recentes realizada pela RealClearPolitics, atrás do que seria seu principal rival, Romney, com 20%.

Perry já conta com alguns apoios como o do ex-senador e banqueiro texano Phil Gramm, quem garantiu ao jornal "Huffington Post" que respaldará seu antigo protegido político e poderia desempenhar um papel fundamental na arrecadação de fundos para sua campanha.

Alguns acusam Perry de oportunista ao anunciar sua candidatura no mesmo dia da "straw poll" de Iowa, na qual concorrem os demais candidatos republicanos.

No entanto, como indicou a nova governadora da Carolina do Sul, Nikki Haley, "o momento é maravilhoso". Em declarações à imprensa após o discurso que concedeu antes do de Perry, considerou que o fato de que o anúncio tenha coincidido com o evento de Iowa "mostra que o jogo começou para todos os candidatos".

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEstados Unidos (EUA)Países ricosPolítica

Mais de Mundo

França estreia novo governo com giro à direita

Trump diz que é 'muito tarde' para outro debate com Harris nos EUA

Sri Lanka vota em primeiras presidenciais desde o colapso econômico

Milei viaja aos EUA para participar na Assembleia Geral da ONU pela 1ª vez