Mundo

Google vai bancar sistema solar para 3 mil residências nos EUA

A empresa anunciou financiamento de US$ 75 milhões para instalação de paineis fotovoltaicos em centenas de residências americanas

Nos Estados Unidos a compra e instalação de um sistema solar doméstico custa entre 30 mil e 40 mil dólares (Getty Images)

Nos Estados Unidos a compra e instalação de um sistema solar doméstico custa entre 30 mil e 40 mil dólares (Getty Images)

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 28 de setembro de 2011 às 22h42.

São Paulo – Em mais uma ação para promover seu lado verde, o Google anunciou na noite de ontem que vai bancar a instalação de sistemas de geração de energia solar em três mil residências americanas.

O gigante da internet vai fechar uma parceria com a empresa Clean Power Finance (CPF) com intuito de criar um fundo de 75 milhões de dólares (R$ 135 milhões de reais) para financiar projetos residenciais de energia solar. O Google terá a propriedade dos paineis fotovoltaicos que serão instalados sobre os telhados das casas, e os moradores vão pagar pela energia que consumir.

Nos Estados Unidos a compra e instalação de um sistema solar doméstico custa entre 30 mil e 40 mil dólares, valor que assusta muitos consumidores e desestimula a adesão a essa fonte de energia alternativa. Mas com o financiamento, a instalação sairá de graça e, segundo o Google, a energia solar custará menos do que a da rede elétrica tradicional.

Mais, esse movimento vai puxar todo uma rede de fornecedores. É justamente aí que entra a Clean Power Finance, com uma plataforma que aproxima as empresas de paineis fotovoltaicos e investidores, como o Google. “Com isso, os instaladores de sistemas podem vender mais e expandir o seu negócio”, comentou Rick Needham, diretor de operações de negócios verdes do Google no blog oficial da empresa.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaEnergiaEnergia solarGoogleInfraestruturaSustentabilidadeTecnologia da informação

Mais de Mundo

Reino Unido pede a seus cidadãos que deixem o Líbano em voos comerciais

Qual o risco de guerra entre Líbano e Israel após as explosões de pagers?

Guarda Revolucionária do Irã promete 'resposta esmagadora' por ataques no Líbano

Biden receberá Zelensky na Casa Branca para falar sobre guerra com a Rússia