Mundo

Google News encerrará serviço na Espanha por nova lei

Google informou que encerrará seu serviço de links de notícias na Espanha na próxima semana devido à nova legislação


	Google: lei estabelece que os responsáveis pelas publicações podem cobrar mecanismos de buscas pela utilização de seu conteúdo
 (Getty Images)

Google: lei estabelece que os responsáveis pelas publicações podem cobrar mecanismos de buscas pela utilização de seu conteúdo (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de dezembro de 2014 às 07h31.

Londres - O Google informou que encerrará seu serviço de links de notícias na Espanha na próxima semana devido à nova legislação que estabelece que os responsáveis pelas publicações podem cobrar mecanismos de buscas pela utilização de seu conteúdo.

Em um comunicado, o gigante global de buscas na Internet disse que a nova lei torna o serviço Google News insustentável e que, "com verdadeira tristeza", a companhia irá remover publicações feitas por partes espanholas do Google News e encerrar o serviço na Espanha em 16 de dezembro.

"A nova lei exige que os responsáveis pelas publicações cobrem do Google News até pela exibição de pequenos trechos de seu conteúdo - ainda que queiram cobrar ou não", disse a empresa.

O Google News não mostra nenhuma publicidade e não obtém nenhuma receita com o serviço, afirmou a companhia. Proprietários de conteúdo de países que incluem Alemanha, França e Espanha têm feito pressão pela aprovação de novas leis nacionais de direitos autorais que forcem o Google e outros agregadores da Internet a pagar taxas de licenciamento quando publicarem trechos de notícias.

Essas leis exigem que os donos de conteúdo que queiram continuar a aparecer nos resultados de pesquisa do Google deem à empresa permissão explícita para fazê-lo.

O Google respondeu solicitando que os responsáveis por conteúdo o liberem de quaisquer responsabilidades por taxas de licenciamento sob tais leis.

A lei espanhola frustra o movimento do Google, dando aos proprietários de conteúdo um direito "inalienável" de cobrar por essas taxas de licenciamento. A lei entrará em vigor em janeiro. 

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaEspanhaEuropaGoogleLegislaçãoPiigsTecnologia da informação

Mais de Mundo

Eleição no Uruguai: disputa pela Presidência neste domingo deverá ser decidida voto a voto

Eleições no Uruguai: candidato do atual presidente disputa com escolhido de Mujica

Putin sanciona lei que anula dívidas de quem assinar contrato com o Exército

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda