Mundo

Google ajudará a combater desmatamento na Amazônia

A plataforma facilitará a coleta de dados de satélites, além de aumentar a periodicidade da divulgação das informações

Dematamento: Monitoria do desmatamento (independente do governo) pelo Sistema de Alerta de Desmatamento do Imazon (SAD) será realizada na plataforma do Google (Amazonia Spress/Reuters)

Dematamento: Monitoria do desmatamento (independente do governo) pelo Sistema de Alerta de Desmatamento do Imazon (SAD) será realizada na plataforma do Google (Amazonia Spress/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de julho de 2012 às 21h11.

São Paulo - O Google vai ajudar a combater o desmatamento da Amazônia com auxílio da plataforma Earth Engine. A empresa firmou uma parceria com o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).

A plataforma facilitará a coleta de dados de satélites, além de aumentar a periodicidade da divulgação das informações. Isso porque, a partir de agora, a monitoria do desmatamento (independente do governo) pelo Sistema de Alerta de Desmatamento do Imazon (SAD) será realizada na plataforma do Google.

Todo o processamento das imagens será feito por meio desse ambiente online do Google. Os primeiros dados gerados na nova tecnologia são do mês de junho de 2012.

Batizada de SAD-EE, a nova plataforma disponibilizará as informações, mapas digitais e ferramentas de processamento de imagens na nuvem do Google. Assim, elas poderão ser acessadas por qualquer pessoa que use o Earth Engine no computador ou no smartphone.

O Earth Engine também reúne dados armazenados há quatro décadas. Isso permite a comparação entre as imagens antigas e as mais recentes. Além disso, os pesquisadores podem inserir dados enquanto estão em trabalho de campo.

Com isso, os boletins mensais informativos feitos pela Imazon passarão a ser quinzenais. A Imazon também espera que, no futuro, essa tecnologia e os dados de satélites sejam divulgados em outros países. Assim, será possível monitorar o desmatamento em áreas além das fronteiras da Amazônia, em escala global.

Acompanhe tudo sobre:AmazôniaDesmatamentoEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleTecnologia da informação

Mais de Mundo

Hamas diz a Netanyahu que expandir ofensiva em Gaza 'não será fácil' e preço 'será alto'

Governo dos EUA deixa aberta possibilidade de sancionar China por comprar petróleo russo

Milionário morre ao levar chifrada de búfalo durante caça na África do Sul

FBI vai se aliar ao Texas para localizar congressistas democratas que deixaram o estado