Mundo

Gingrich confirma que desistirá amanhã da candidatura à presidência dos EUA

Pré-candidato republicano abre o caminho para o virtual candidato do partido em novembro, Mitt Romney

Newt Gingrich: pré-candidato desistirá, abrindo espaço para o virtual candidato do partido, Mitt Romney (Getty Images)

Newt Gingrich: pré-candidato desistirá, abrindo espaço para o virtual candidato do partido, Mitt Romney (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de maio de 2012 às 15h36.

Washington - O pré-candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Newt Gingrich, anunciou nesta terça-feira que desistirá oficialmente amanhã de sua campanha, o que abre o caminho para o virtual candidato do partido em novembro, Mitt Romney.

'Quero aproveitar esta oportunidade para avisá-los, com antecipação, que amanhã suspenderei oficialmente a campanha em entrevista coletiva', disse Gingrich em um vídeo publicado hoje em sua conta oficial no YouTube.

O anúncio se trata mais de uma confirmação, já que fontes de sua campanha já haviam informado na semana passada que o ex-porta-voz da Câmara de Representantes não prosseguiria com suas aspirações presidenciais.

A expectativa é que na entrevista coletiva Gingrich expresse seu apoio a Romney na corrida presidencial e os meios de comunicação já especulam a possibilidade de um ato conjunto, já que o favorito dos republicanos tem programado um evento de campanha amanhã na Virgínia, nos arredores de Washington.

No entanto, Gingrich não mencionou Romney no vídeo divulgado hoje, no qual agradece o apoio 'vital' de seus eleitores, voluntários e doadores, que organizaram uma 'campanha incrível'.

O político assegurou que, apesar de sua desistência, seguirá realizando atos de campanha porque o país 'continua enfrentando uma tremenda crise'.

'A reeleição de Barack Obama seria um genuíno desastre, e acho que todos nós temos uma obrigação de fazer tudo o que pudermos para derrotá-lo', ressaltou.

Gingrich, que foi favorito em dezembro, mas só conseguiu dois triunfos, nas primárias da Geórgia e Carolina do Sul, se concentrará agora na campanha para que os republicanos retomem a maioria no Senado americano, segundo assinalou na semana passada um porta-voz de sua equipe.

De acordo com as principais projeções, Gingrich conta até o momento com 141 delegados, que, confirmado seu apoio a Romney, passariam virtualmente a engrossar a conta do provável oponente de Obama em novembro, que já acumula 841.

São necessários 1.144 delegados para alcançar a candidatura republicana à presidência, que será confirmada na Convenção Nacional do partido no final de agosto em Tampa (Flórida).

Após a retirada de Gingrich, o único que ainda disputa a nomeação com Romney é o congressista Ron Paul, que conta com apenas 76 delegados. EFE

Acompanhe tudo sobre:Eleições americanasEstados Unidos (EUA)Mitt RomneyNewt GingrichPaíses ricosPolíticos

Mais de Mundo

Trump escolhe bilionário Scott Bessent para secretário do Tesouro

Partiu, Europa: qual é o país mais barato para visitar no continente

Sem escala 6x1: os países onde as pessoas trabalham apenas 4 dias por semana

Juiz adia indefinidamente sentença de Trump por condenação em caso de suborno de ex-atriz pornô