Mundo

Geração térmica eleva encargo na energia a novo recorde

Com todas as termelétricas do Brasil em operação, o encargo cobrado na conta de luz já acumula quase 80 milhões de reais em janeiro


	Termelétrica: baixo nível dos reservatórios de hidrelétricas levaram à ativação de todas as usinas termelétricas do Brasil
 (©AFP/Arquivo / Saul Loeb)

Termelétrica: baixo nível dos reservatórios de hidrelétricas levaram à ativação de todas as usinas termelétricas do Brasil (©AFP/Arquivo / Saul Loeb)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de janeiro de 2013 às 18h39.

São Paulo - A geração de energia termelétrica no Brasil deve levar o Encargo de Serviços ao Sistema (ESS) atingir 929,2 milhões de reais em dezembro --um novo recorde histórico--, segundo cálculos da Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace).

"A Abrace entende que devido ao PLD (Preço de Liquidação de Diferenças) elevado, empresas que estão comprando no mercado à vista podem avaliar a possibilidade de reduzir a demanda", disse a associação em nota enviada na tarde desta segunda-feira, esclarecendo que uma redução voluntária da demanda poderia ser avaliada no contexto de um PLD alto.

O PLD chegou a quase 555 reais por megawatt-hora nesta semana.

Já a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) calcula, também utilizando dados do ONS, disse que o encargo possa ter sido ainda maior --de cerca de 942,2 milhões de reais em dezembro, dos quais 910,3 milhões de reais referem-se à segurança energética.

A alta do encargo é influenciada principalmente pela entrada em operação de todas as termelétricas do país para garantir a segurança no fornecimento de energia aos consumidores, diante das chuvas escassas que têm resultado em um baixo nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas e preocupações quanto a um possível racionamento de energia no país.


Caso a estimativa da Abrace se confirme, o ESS será de 2,7 bilhões de reais em 2012, informou a associação em nota.

O ESS é cobrado na conta de eletricidade e engloba encargos por restrição operativa, por segurança energética, por ultrapassagem da curva de aversão ao risco e encargos por serviços ancilares. Os dados oficiais de dezembro ainda não estão divulgados.

"É preocupante o fato de não haver uma expansão da capacidade de reserva do sistema elétrico brasileiro proporcional ao seu crescimento", disse o presidente da Abrace, Paulo Pedrosa.

A CCEE calcula que nos primeiros dias de janeiro o ESS acumula quase 80 milhões de reais no mês, conforme informou durante apresentação do informativo InfoPLD de janeiro, nesta segunda-feira.

Matéria atualizada às 19h39 para esclarecer no segundo parágrafo, à pedido da Abrace, que a redução da demanda voluntária poderia acontecer devido a um PLD alto

Acompanhe tudo sobre:Energia elétricaHidrelétricasSecas

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia