Mundo

Geração de energia no país aumentou 4,4% em outubro

Segundo o governo, alta acumulada de 3,5% no ano é reflexo do crescimento moderado da indústria

A região sul liderou a alta na produção de energia no mês (Divulgação/EXAME.com)

A região sul liderou a alta na produção de energia no mês (Divulgação/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de novembro de 2011 às 16h56.

Rio de Janeiro - A energia gerada no Sistema Interligado Nacional (SIN) em outubro passado aumentou 4,4% em relação ao mesmo mês do ano passado, de acordo com o Boletim de Carga Mensal, divulgado hoje (8) pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Em relação a setembro deste ano, a geração cresceu 0,6%, acumulando alta no ano de 3,5%.

Segundo os técnicos da Diretoria de Planejamento e Programação da Operação do ONS, o resultado reflete o ritmo moderado de crescimento da atividade industrial, em função do cenário internacional e das medidas adotadas pelo governo no mercado interno. Essa tendência foi observada também em setembro, quando a carga de energia cresceu 3,4% em relação a igual mês de 2010, afastando-se do aumento de 5,9%, registrado em agosto.

A maior expansão da carga em outubro foi observada no subsistema Sul (7,4%), devido ao elevado nível de desenvolvimento econômico registrado na região, em particular na área agroindustrial. Contribuiu também para o aumento da geração de energia a ocorrência de temperaturas superiores às de outubro do ano passado.

Nos subsistemas Norte e Sudeste/Centro-Oeste, a carga foi ampliada em 4,7% e 4,5%, respectivamente. De acordo com o ONS, o aumento da energia gerada no Norte do país tem relação com a produção dos grandes consumidores eletrointensivos, dos quais a maior parte pertence ao setor metalúrgico. No Sudeste/Centro-Oeste, o aumento da carga em outubro se deve ao desempenho da indústria, cujo consumo de energia alcança 43% do consumo total das duas regiões.

O único subsistema a apresentar variação negativa da carga em outubro (-1,2%), em relação a setembro de 2011, foi o Norte, em razão de fatores sazonais, informou o Operador Nacional do Sistema.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilEnergiaEnergia elétricaServiços

Mais de Mundo

Autoridades evacuam parte do aeroporto de Gatwick, em Londres, por incidente de segurança

Japão aprova plano massivo para impulsionar sua economia

Rússia forneceu mísseis antiaéreos à Coreia do Norte em troca de tropas, diz diretor sul-coreano

Musk e Bezos discutem no X por causa de Trump