Mundo

Geração de energia aumenta 3,4% em 2011

Carga de energia acumulou alta 3,2% em dezembro do ano passado na comparação com o mesmo mês de 2010

As maiores variações da carga de energia em dezembro foram verificadas nos subsistemas Norte (6,2%), Sul (6%) e Nordeste (5,8%)  (Getty Images)

As maiores variações da carga de energia em dezembro foram verificadas nos subsistemas Norte (6,2%), Sul (6%) e Nordeste (5,8%) (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de janeiro de 2012 às 17h54.

Rio de Janeiro - A geração de energia do Sistema Interligado Nacional (SIN) aumentou 3,2% em dezembro do ano passado na comparação com o mesmo mês de 2010, revela o boletim de carga mensal divulgado hoje (5) pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Os números preliminares apontam elevação de 1,4% no total da energia gerada em dezembro, em comparação ao mês anterior, contrariando uma sazonalidade histórica. Esse fato pode ser explicado pela elevação do nível de capacidade instalada no setor industrial, ocorrida em dezembro. No acumulado de 2011, foi observada variação positiva de 3,4% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Segundo os técnicos da Gerência de Previsão e Acompanhamento da Carga do ONS, as maiores variações da carga de energia em dezembro, em relação a igual mês de 2010, foram verificadas nos subsistemas Norte (6,2%), Sul (6%) e Nordeste (5,8%) e a menor (1,4%) no subsistema Sudeste/Centro-Oeste.

No comparativo com novembro, apenas a Região Sul mostrou expansão significativa da carga (4%). Nos demais subsistemas, o aumento da carga oscilou entre 0,7% (Norte) e 1% (Nordeste). Já no acumulado dos últimos 12 meses, a geração de energia no país apresentou elevação em todos os subsistemas, sendo a maior variação da carga (5,2%) observada no Sul brasileiro e a menor (1,1%), no Nordeste.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilInfraestrutura

Mais de Mundo

Israel e Hamas se acusam mutuamente de sabotar negociações para trégua em Gaza

Irã diz estar disposto a cooperar com Agência Internacional de Energia Atômica 'sob uma nova forma'

Tarifas de Trump: Brasil com 50%, Canadá com 35%; veja lista de países taxados até agora

Espanha apoia UE em negociação para barrar tarifa de 30% dos EUA sobre produtos europeus