Mundo

Genro de Chávez diz que presidente está "a cada dia melhor"

Jorge Arreaza ressaltou que o presidente, operado em dezembro pela quarta vez por conta de um câncer diagnosticado em meados de 2011, "está tranquilo"

Apoiador de Hugo Chávez carrega cartaz com a imagem do presidente venezuelano durante manifestação (REUTERS/Jorge Silva)

Apoiador de Hugo Chávez carrega cartaz com a imagem do presidente venezuelano durante manifestação (REUTERS/Jorge Silva)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de janeiro de 2013 às 06h00.

Caracas - O ministro de Ciência e Tecnologia venezuelano, Jorge Arreaza, que também é genro de Hugo Chávez, assegurou nesta terça-feira que o governante está "a cada dia melhor" após a cirurgia realizada em Havana no dia 11 de dezembro.

Em um contato por telefone com a emissora estatal "VTV" desde Cuba, onde Chávez segue internado, Arreaza assegurou que o líder está "a cada dia mais incorporado às suas funções".

"E está mandando mais que um dínamo", complementou o ministro, que assegurou que o presidente aprovou seis decisões em diferentes áreas, entre elas a aquisição de peças para a montagem dos computadores portáteis que o Estado entrega aos estudantes.

Além disso, aprovou a homologação salarial para o pessoal dos organismos vinculados ao Ministério de Ciência e Tecnologia e o início da segunda fase da televisão aberta digital, entre outros.

"O comandante Chávez está constantemente refletindo e tomando decisões quando fazemos as reuniões de trabalho", destacou.

Arreaza ressaltou que o presidente, operado em dezembro pela quarta vez por conta de um câncer diagnosticado em meados de 2011, "está tranquilo" e assistiu a manifestações populares como o "autojuramento do povo" em 10 de janeiro, data na qual o governante deveria assumir um novo mandato.


Chávez não se apresentou para a posse nesse dia devido a sua condição de saúde, pelo que o chavismo convocou uma mobilização em Caracas em apoio ao chefe do Estado, que contou com a presença dos presidentes da Bolívia, Evo Morales; da Nicarágua, Daniel Ortega; e do Uruguai, José Mujica.

"Ele está na plenitude de suas faculdades intelectuais (...), tomando as decisões que tem de tomar e à frente do seu Governo completamente", insistiu Arreaza, que apontou que o presidente, além disso, "recebe integrantes da Força Armada Nacional Bolivariana".

O chanceler venezuelano, Elías Jaua, que o visitou em Cuba na semana passada, declarou nesta terça-feira à cadeia "Unión Rádio" que teve a oportunidade de ver o governante em três ocasiões e assegurou que ele está "com uma grande integridade".

"Um presidente inteiro, um presidente com plena consciência, um presidente mandando (...), como sempre e mais que nunca, com muito bom ânimo, com bom humor", sustentou. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCâncerDoençasHugo ChávezPolíticosSaúdeVenezuela

Mais de Mundo

Netanyahu oferece quase R$ 30 milhões por cada refém libertado que permanece em Gaza

Trump escolhe Howard Lutnick como secretário de Comércio

Ocidente busca escalada, diz Lavrov após 1º ataque com mísseis dos EUA na Rússia

Biden se reúne com Lula e promete financiar expansão de fibra óptica no Brasil