Mundo

Geithner diz que inflação global não preocupa

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos disse que, em um nível global, a inflação "não está no topo da lista de preocupações"

O secretário do Tesouro dos EUA, Timothy Geithner: confiante de que o euro vai sobreviver (Chung Sung-Jun/EXAME.com)

O secretário do Tesouro dos EUA, Timothy Geithner: confiante de que o euro vai sobreviver (Chung Sung-Jun/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de janeiro de 2011 às 09h16.

Davos - A inflação em um nível global "não está no topo da lista de preocupações", embora mercados emergentes de todo o mundo estejam certamente "sentindo alguma pressão", afirmou hoje o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Timothy Geithner.

Durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, Geithner disse que os mercados emergentes poderiam administrar seus problemas de inflação de uma maneira melhor se reduzissem a ligação de suas moedas com o dólar - uma medida que economistas dizem que levaria, na maior parte dos casos, a uma valorização ante a moeda norte-americana.

Geithner também afirmou que está "muito confiante de que o euro vai sobreviver", mas argumentou que a Europa precisa colocar em prática as reformas fiscal e estrutural que tornarão isso possível. Com relação aos problemas fiscais dos EUA, ele admitiu que a posição atual é "insustentável no longo prazo" e que precisa ser trilhado um caminho confiável e de vários anos em direção à sustentabilidade.

O secretário lamentou o fato de o sistema político dos EUA não ter um mecanismo para conseguir isso à força. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:DavosEstados Unidos (EUA)InflaçãoPaíses ricos

Mais de Mundo

Relatório da Oxfam diz que 80% das mulheres na América Latina sofreram violência de gênero

Xi Jinping conclui agenda na América do Sul com foco em cooperação e parcerias estratégicas

Para ex-premier britânico Tony Blair, Irã é o principal foco de instabilidade no Oriente Médio

Naufrágio de iate turístico deixa pelo menos 17 desaparecidos no Egito