Mundo

GB realiza primeiros bombardeios contra o EI no Iraque

Caças Tornado do Reino Unido destruíram uma bateria de artilharia da organização islamita, que controla parte da Síria e do Iraque

O premier britânico, David Cameron: "trata-se de uma missão que vai durar não apenas meses, e sim anos" (Justin Tallis/AFP)

O premier britânico, David Cameron: "trata-se de uma missão que vai durar não apenas meses, e sim anos" (Justin Tallis/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de setembro de 2014 às 15h06.

Londres - A Força Aérea britânica realizou nesta terça-feira seus primeiros bombardeios contra o Estado Islâmico no Iraque, anunciou o ministério da Defesa.

Caças Tornado destruíram uma bateria de artilharia da organização islamita, que controla parte da Síria e do Iraque, assim como um veículo equipado com uma metralhadora, afirmou o ministério no Twitter.

"Posto de artilharia terrorista do Estado Islâmico destruído por uma bomba guiada Pavewai IV quando estava atacando tropas curdas", disse o ministério em uma de suas mensagens na rede social.

Os bombardeios ocorrem depois que na sexta-feira o Parlamento britânico autorizou o governo a se somar à campanha aérea de uma coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos.

O governo do primeiro-ministro David Cameron pediu para participar apenas dos bombardeios no Iraque, cujo governo solicitou ajuda a Londres, mas não dos contra a Síria, já realizados pelos Estados Unidos e por vários aliados.

"Trata-se de uma missão que vai durar não apenas meses, e sim anos, mas acredito que temos que estar preparados para este compromisso", disse Cameron aos deputados.

O Estado Islâmico decapitou um agente humanitário britânico e divulgou a execução em um vídeo, e ameaça matar outro se os bombardeios não cessarem. Trata-se de Alan Henning, cuja esposa fez nesta terça-feira um novo apelo para sua libertação.

"Por favor, libertem-no. Queremos ele em casa outra vez", disse na mensagem, divulgada pela rede de televisão Sky News.

Acompanhe tudo sobre:Estado IslâmicoEuropaIraqueIslamismoPaíses ricosReino Unido

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado