Mundo

Gasolina é mais competitiva em 20 estados

Em São Paulo e outros cinco estados, etanol é o mais competitivo.

Vantagem da gasolina é maior no Rio Grande do Sul e em Roraima. (John Gress/EXAME.com)

Vantagem da gasolina é maior no Rio Grande do Sul e em Roraima. (John Gress/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de junho de 2012 às 23h47.

Os preços da gasolina seguem mais competitivos que os do etanol na maioria dos estados brasileiros, de acordo com dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), compilados pela Agência Estado, referentes à semana passada. O álcool é competitivo nos postos de combustíveis de apenas seis estados brasileiros e em 20, além do Distrito Federal, o uso da gasolina é mais vantajoso.

No Ceará é economicamente indiferente o uso de um ou outro. A vantagem do etanol é calculada considerando que o poder calorífico do motor a álcool é de 70% do poder nos motores à gasolina, ou seja, o motorista tem vantagem econômica com o preço do combustível de cana até esse porcentual do valor cobrado nos postos pelo derivado de petróleo.

O etanol só é competitivo em relação à gasolina nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo e Tocantins. Goiás tem a maior competitividade para o etanol no Brasil, de acordo com os preços levantados pela ANP, com o preço médio do hidratado em 62,96% do cobrado pela gasolina. Em São Paulo, que concentra quase 60% do consumo de etanol, a proporção está em 68,14%, bem próxima à paridade com a gasolina.

Segundo o levantamento, além de Goiás e São Paulo, o preço médio do etanol no Paraná está em 68,97% do da gasolina, em Mato Grosso do Sul em 69,22%, e em Tocantins em 68,85%. A gasolina está mais vantajosa principalmente em Roraima (preço do etanol é 82,14% do valor da gasolina) e no Rio Grande do Sul (80,05%). No cálculo, são utilizados valores médios coletados em postos em todos os estados e no Distrito Federal.

Acompanhe tudo sobre:Álcool combustívelAutoindústriaBiocombustíveisCarrosCombustíveisCommoditiesEnergiaEtanolVeículos

Mais de Mundo

Nicarágua multará e fechará empresas que aplicarem sanções internacionais

Conselho da Europa pede que países adotem noção de consentimento nas definições de estupro

Tesla reduz preços e desafia montadoras no mercado automotivo chinês

Alemanha prepara lista de bunkers e abrigos diante do aumento das tensões com a Rússia