Instalação de gás perto de Kiev, na Ucrânia (Andrey Sinitsin/AFP)
Da Redação
Publicado em 5 de junho de 2014 às 18h07.
Nova York - O gás que será fornecido pelos Estados Unidos não irá resolver os problemas de segurança energética da União Europeia (UE), disse o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, nesta quinta-feira.
Falando depois da reunião do G-7 em Bruxelas, Barroso afirmou que o presidente dos EUA, Barack Obama, deixou claro em visita à cidade em março que o país está pronto para aumentar a oferta de gás natural no mercado externo.
Embora Barroso tenha qualificado a disposição dos EUA como uma vantagem para usuários europeus, disse que isso não resolve os problemas da UE imediatamente.
"Não podemos criar a ilusão de que o gás dos EUA vai solucionar nossos problemas", salientou Barroso, afirmando que algumas das operações para receber o produto norte-americano levarão algum tempo para ser concluídas.
Falando ao lado de Barroso, o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, disse que há necessidade de remover impedimentos ao crescimento, como uma escassez de crédito e os baixos níveis de inflação no bloco.
"Estamos lidando agora com esse problema da baixa inflação, que é uma desvantagem, especialmente para aquelas economias com endividamento público e elevado." Fonte: Dow Jones Newswires.