Mundo

Galeria devolverá tela roubada por nazistas

Tate Gallery concordou em devolver um quadro de John Constable ao seu proprietário após a constatação de que o mesmo havia sido roubado pelos nazistas


	Museu Tate Modern em Londres: esta é a primeira vez que a galeria londrina teve que devolver uma obra ao seu proprietário
 (Wikimedia Commons)

Museu Tate Modern em Londres: esta é a primeira vez que a galeria londrina teve que devolver uma obra ao seu proprietário (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de março de 2014 às 10h54.

Londres - A Tate Gallery de Londres concordou em devolver um quadro de John Constable (1776-1837) ao seu proprietário na Hungria após a constatação de que o mesmo havia sido roubado pelos nazistas, anunciaram nesta sexta-feira fontes do museu.

A pintura, intitulada "Beaching a Boat, Brighton", foi concebida por Constable em 1824 e estima-se que a mesma foi saqueada na Hungria entre 1944 e 1945.

Após a denúncia vir à tona, um comitê de especialistas designados pelo governo informou que a Tate Gallery tinha "obrigação moral" de devolver a pintura, que foi comprada em 1962 por um colecionador privado britânico e doada ao museu em 1986.

Esta é a primeira vez que a galeria londrina teve que devolver uma obra ao seu proprietário, um "conhecido artista húngaro, que morreu em 1958 e que fugiu da invasão nazista de 1944 passando à clandestinidade", segundo o relatório do comitê.

Os denunciantes, cujas identidades não foram reveladas, descobriram em abril do ano passado que a pintura de Constable pertencia à coleção da Tate e, na sequência, comunicaram o Ministério de Cultura, Mídia e Esporte do Reino Unido.

Depois da analise do ministério, o comitê recomendou a devolução do quadro à galeria e lhe acusou de "não ter proporcionado aos herdeiros toda a informação relevante" acerca da obra de arte.

Fontes do museu informaram hoje que "ficaram satisfeitos com as conclusões do relatório" e que a obra será devolvida à família do proprietário.

Acompanhe tudo sobre:EuropaHungriaNazismoQuadros

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado