Mundo

Gabrielli diz que a era do petróleo barato já passou

Para o presidente da Petrobras, há deslocamento de demanda dos países desenvolvidos para os emergentes

Para Gabrielli, enquanto a demanda dos Estados Unidos, da Europa e do Japão passam por uma estagnação, a dos países emergentes vem crescendo a passos mais largos (Renato Araújo/Agência Brasil)

Para Gabrielli, enquanto a demanda dos Estados Unidos, da Europa e do Japão passam por uma estagnação, a dos países emergentes vem crescendo a passos mais largos (Renato Araújo/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de novembro de 2011 às 13h52.

Rio de Janeiro - Apesar do cenário de retração da economia mundial, o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, acredita que a tendência para o preço do petróleo é de crescimento. "A era do petróleo barato já passou", disse ele. Segundo Gabrielli, vem ocorrendo um deslocamento da demanda pelo insumo nos últimos anos. Enquanto a demanda dos Estados Unidos, da Europa e do Japão passam por uma estagnação, a dos países emergentes vem crescendo a passos mais largos. Tanto que, nos últimos cinco anos, a demanda mundial subiu de 83 milhões de barris para 87 milhões de barris por dia.

Gabrielli lembra que, mesmo que a demanda se mantenha nesse nível, será necessário acrescentar ao longo dos próximos 30 anos de 45 milhões a 65 milhões de barris só para compensar o declínio de produção dos campos atuais. O executivo participa de um seminário sobre petróleo e gás no Rio de Janeiro.

Acompanhe tudo sobre:Capitalização da PetrobrasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEnergiaEstatais brasileirasExecutivosGás e combustíveisIndústriaIndústria do petróleoIndústrias em geralJosé Sérgio GabrielliPaíses emergentesPetrobrasPetróleoPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPreços

Mais de Mundo

Trump avalia adiar proibição do TikTok por 90 dias após assumir presidência dos EUA

Rússia admite ter atingido alvos em Kiev em retaliação aos ataques de Belgorod

Mídia americana se organiza para o retorno 'vingativo' de Trump

'Vários feridos' em acidente com teleférico em estação de esqui na Espanha