Mundo

Gabrielli deve ficar no comando da Petrobras em 2011, diz jornal

Lula pediu à Dilma Rousseff que mantivesse o presidente-executivo Sergio Gabrielli no comando da Petrobras por conta da partilha dos royalties do pré-sal

Lula teria pedido à Dilma para manter Gabrielli no comando da Petrobras (Roosewelt Pinheiro/AGÊNCIA BRASIL)

Lula teria pedido à Dilma para manter Gabrielli no comando da Petrobras (Roosewelt Pinheiro/AGÊNCIA BRASIL)

Diogo Max

Diogo Max

Publicado em 22 de novembro de 2010 às 05h55.

São Paulo - A pedido do presidente Lula, José Sergio Gabrielli deve permanecer no comando da Petrobras. Pelo menos até o primeiro ano do Governo Dilma. A informação foi divulgada nesta segunda-feira, em reportagem publicada no jornal O Estado de S. Paulo. 

Segundo o texto, Lula pediu à presidente eleita, Dilma Rousseff, que mantivesse o presidente-executivo Sergio Gabrielli no comando da Petrobras, por um motivo: a partilha dos royalties do pré-sal. De acordo com o jornal, a discussão deve inflamar os ânimos no Congresso em 2011.

Cotada para assumir a Presidência da Petrobras, a atual diretora de Gás e Energia, Maria das Graças Foster, só deve chegar ao comando da empresa a partir de 2012. Ainda segundo a reportagem, Gabrielli deve seguir para um secretariado no governo da Bahia.

Na última semana, a equipe que comanda a transição da presidente eleita confirmou que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, permanece no cargo em 2011. 

A expectativa, agora, recai sobre o presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles. Dilma Rousseff já o convocou para uma reunião nesta semana para discutir se ele permanece ou não no cargo. 

Em função da sua biografia, Meirelles já avisou que não aceita um mandato-tampão - ele ficaria no comando do BC enquanto a presidente eleita escolhe outro nome para o cargo - ou diminuição da autonomia do Banco Central. 

Na última semana, o vice-presidente eleito, Michel Temer, avisou que os nomes do primeiro escalão do governo Dilma devem ser divulgados até o dia 15 de dezembro.  

Acompanhe tudo sobre:Capitalização da PetrobrasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasExecutivosGás e combustíveisGoverno DilmaIndústriaIndústria do petróleoIndústrias em geralJosé Sérgio GabrielliPetrobrasPetróleoPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileiros

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia