EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h45.
São Paulo - Apesar do esforço do PSDB para manter a aliança da oposição no Rio de Janeiro, o pré-candidato do PV a governador, deputado Fernando Gabeira, diz que sua proposta é de coligação "de três partidos", o que exclui o DEM. Gabeira cogita desistir da disputa ao governo se os tucanos insistirem na coligação com o DEM. Nesse caso, disputaria a reeleição na Câmara.
"Não posso fazer uma candidatura simbólica ao governo. Tem de ter chance de vitória", afirma o deputado. Ele diz que seus eleitores não aceitam a parceria com o ex-prefeito Cesar Maia, candidato ao Senado pelo DEM.
O impasse atrapalha a campanha do pré-candidato do PSDB à Presidência, José Serra, no Rio. Os tucanos não abrem mão da aliança com o DEM no Estado, para evitar problemas na coligação nacional, mas acreditam que Gabeira é o melhor palanque para Serra. O PSDB concorda que o deputado faça campanha para a pré-candidata do PV à Presidência, Marina Silva. Maia e o provável candidato a vice-governador, ex-deputado tucano Márcio Fortes, pediriam votos para Serra.
"O PSDB tenta uma situação em que todos fiquem juntos, mas para mim está claro que não é possível", disse Gabeira. No Twitter, Cesar Maia falou ontem em coligação de "quatro ou três" partidos no Rio e disse que a decisão será tomada até o dia 30. As três legendas a que ele se refere são PSDB, DEM e PPS. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.