Mundo

G20 diz estar vigiando a situação econômica na Ucrânia

Os titulares de Economia e Finanças do grupo disseram que estão vigiando a situação na Ucrânia e verificando riscos à estabilidade econômica e financeira


	Participantes da reunião do G20: "estamos vigiando a situação econômica na Ucrânia"
 (Getty Images)

Participantes da reunião do G20: "estamos vigiando a situação econômica na Ucrânia" (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de abril de 2014 às 15h03.

Washington - Os titulares de Economia e Finanças do Grupo dos Vinte (G20) afirmaram nesta sexta-feira após sua reunião em Washington que estão "vigiando" a situação na Ucrânia e verificando riscos à estabilidade econômica e financeira.

"Estamos vigiando a situação econômica na Ucrânia, conscientes de qualquer possível risco à estabilidade econômica e financeira", disseram os ministros de Economia e Finanças e outras autoridades do G20 em comunicado.

O grupo insistiu que a situação na Ucrânia "ressalta" o importante papel do Fundo Monetário Internacional (FMI) como o maior organismo de resposta às crises financeiras.

A situação na Ucrânia é um dos principais temas da reunião conjunta do FMI e do Banco Mundial (BM) realizado esta semana em Washington e que coincidiu com a reunião do G20.

A diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde, disse durante a reunião conjunta que prevê que o programa de ajuda à Ucrânia esteja pronto até "o final de abril ou começo de maio".

Lagarde assinalou que o pacote de assistência financeira do Fundo será de entre US$ 14 bilhões e US$ 18 bilhões.

O ministro das Finanças da Ucrânia, Oleksandr Shlapak, pediu nesta quinta-feira em Washington sanções mais duras contra Moscou pela anexação da Crimeia e disse que a Rússia "ri" das medidas aprovadas até agora por Estados Unidos e Europa.

Shlapak se mostrou também "muito decepcionado" com o fato de que os ministros de Finanças do Grupo dos Sete (G7) reunidos na capital dos EUA não tenham decidido aprovar sanções adicionais contra a Rússia.

Acompanhe tudo sobre:Crise políticaG20Ucrânia

Mais de Mundo

Trump nomeia Chris Wright, executivo de petróleo, como secretário do Departamento de Energia

Milei se reunirá com Xi Jinping durante cúpula do G20

Lula encontra Guterres e defende continuidade do G20 Social

Venezuela liberta 10 detidos durante protestos pós-eleições