Mundo

G-7 reforça apoio à Ucrânia e promete impor mais custos econômicos à Rússia

O documento foi divulgado nesta terça-feira, 11, pouco depois do término de reunião entre os líderes do G-7 e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenski

Os países do G-7 seguirão "impondo custos econômicos" à Rússia (Kerstin Joensson/Divulgação)

Os países do G-7 seguirão "impondo custos econômicos" à Rússia (Kerstin Joensson/Divulgação)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 11 de outubro de 2022 às 14h40.

O Grupo dos Sete (G-7) prometeu apoio "firme e implacável" pelo tempo "que for necessário" à Ucrânia enquanto a Rússia continuar atacando o país, de acordo com comunicado da entidade que reúne as principais potências globais.

O documento foi divulgado nesta terça-feira, 11, pouco depois do término de reunião entre os líderes do G-7 e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenski. O encontro ocorreu em resposta aos bombardeios da Rússia na capital Kiev e em outras cidades da Ucrânia. O Kremlin, por sua vez, atuou em retaliação à explosão da ponte que liga Rússia á península da Crimeia.

De acordo com o comunicado, os países do G-7 seguirão "impondo custos econômicos" à Rússia por causa da guerra no Leste Europeu. As nações também prometeram cooperar pela estabilidade da economia global e a segurança energética, "entre os países do G-7 e além".

O documento ainda alerta a Rússia contra a sua "irresponsável retórica nuclear" e promete "consequências severas" caso Moscou uso armas do tipo. O G-7 ainda reforçou sua oposição à anexação de regiões do território ucraniano, entre elas a Crimeia, anexada em 2014.

Por fim, os líderes se disseram "profundamente preocupados" com o "dano deliberado" no gasoduto Nord Stream, que paralisou suas operações. Embora não acuse a Rússia de ter danificado o gasoduto, o comunicado pede por mais investigações.

LEIA TAMBÉM:

Putin está 'aberto ao diálogo' com AIEA sobre a usina de Zaporizhzhia

Já são 19 os mortos em bombardeio na Ucrânia; Rússia ameaça com novos ataques

Acompanhe tudo sobre:RússiaUcrâniaG7 – Grupo dos Sete

Mais de Mundo

Texas adota mapa eleitoral para preservar maioria legislativa de Trump, de olho nas eleições de 2026

Índia anuncia suspensão parcial de remessas postais aos EUA após mudança em tarifas

Ataques israelenses matam ao menos 61 palestinos em Gaza em 24 horas

Rússia reivindica tomada de duas localidades na região ucraniana de Donetsk