Mundo

G-20 chega a acordo prévio para impulsionar crescimento

Adoção de pacote de medidas estruturais é medida para tentar elevar o crescimento global em 2 pontos porcentuais nos próximos cinco anos

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de setembro de 2014 às 16h17.

Cairns, Austrália, 20 - O G-20 concordou neste sábado em adotar um amplo pacote de medidas estruturais para tentar elevar o crescimento global em 2 pontos porcentuais nos próximos cinco anos. O projeto é uma das prioridades da Austrália durante a presidência do País no G-20 e deve levar ao Plano de Ação de Brisbane, que será assinado durante uma reunião de cúpula nos dias 15 e 16 de novembro.

O pacote foi anunciado durante uma conferência de ministros de Finanças e presidentes de bancos centrais do G-20 em Cairns. Os representantes também estudam como modernizar o sistema tributário internacional e evitar práticas antiéticas de grandes companhias. "Nós temos a oportunidade de mudar o destino da economia mundial", disse o secretário do Tesouro da Austrália, Joe Hockey, no início do encontro. Segundo ele, o pacote foi montado a partir de mais de 900 propostas enviadas pelos países do grupo.

Segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), a economia global deve crescer 3,4% este ano. De acordo com membros da delegação alemã que participou do encontro do G-20 na Austrália, o pacote anunciado levaria a um aumento de 1,8 ponto porcentual no PIB mundial, na comparação com 2013, mas só se fosse implementado imediatamente. O ministro de Finanças da Alemanha, Wolfgang Schäuble, defendeu a meta de 2 pp, mas também alertou que algumas dessas medidas podem alimentar riscos para a estabilidade financeira no longo prazo, segundo informaram fontes com conhecimento do assunto.

Recentemente, Schäuble rebateu críticas de que a Alemanha não esteja fazendo o bastante para apoiar o crescimento global. Durante a conferência na Austrália, ele teria rejeitado demandas dos EUA para que seu país aumentasse os gastos. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:AustráliaPaíses ricosG20Desenvolvimento econômicoCrescimento econômico

Mais de Mundo

EUA dependem do Brasil para fazer carne moída, diz entidade americana que pede fim das tarifas

Justiça da Colômbia ordena libertação de Uribe enquanto decide sobre condenação

Venezuela diz que 'ameaças' dos EUA põem em risco estabilidade latino-americana

EUA aceita pedido de consultas do Brasil para negociar tarifaço de Trump na OMC