Mundo

Futebol chinês; carro-bomba turco…

Olho no lance O órgão regulador dos esportes na China emitiu um comunicado nesta quinta-feira afirmando que deverá estabelecer um teto para transferências e salários pagos aos jogadores internacionais. Segundo a Administração Geral do Esporte, o montante gasto com os atletas atingiu níveis de “irracionalidade”. A intenção de regular o setor acontece após o anúncio […]

CHUCK SCHUMER: líder democrata foi chamado de palhaço por Donald Trump / Jonathan Ernst/ Reuters

CHUCK SCHUMER: líder democrata foi chamado de palhaço por Donald Trump / Jonathan Ernst/ Reuters

DR

Da Redação

Publicado em 5 de janeiro de 2017 às 17h58.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h34.

Olho no lance

O órgão regulador dos esportes na China emitiu um comunicado nesta quinta-feira afirmando que deverá estabelecer um teto para transferências e salários pagos aos jogadores internacionais. Segundo a Administração Geral do Esporte, o montante gasto com os atletas atingiu níveis de “irracionalidade”. A intenção de regular o setor acontece após o anúncio de que o jogador argentino Carlos Tévez ganhará um salário de 42 milhões de dólares anuais no clube Shanghai Shenhua, tornando-se o atleta de futebol mais bem pago do mundo. O brasileiro Oscar, contratado pelo rival Shanghai SIPG por 64 milhões de dólares, recebe um salário anual de 25 milhões de dólares. O desenvolvimento do futebol é uma das metas nacionais estabelecidas pelo presidente Xi Jinping. O teto, afirma o órgão, teria como objetivo estimular a contratação de mais jogadores chineses.

_

Miséria na Venezuela

Reportagem da agência espanhola EFE desta quinta-feira revela que os lixões da Venezuela viraram os novos lugares de conflito do país. Com o aumento da fome — fruto da miséria e da escassez de alimentos —, famílias inteiras estão disputando restos de comida. Os lugares mais concorridos, segundo a reportagem, são os que recebem as sobras de mercados, padarias e restaurantes. Segundo relatos, há batalhas pela comida. Aproveitadores que conseguem restos de comida estão vendendo para aqueles que não conseguiram pegar nada.

_

Carro-bomba na Turquia

Um carro-bomba matou 2 e feriu outros 11 na cidade histórica de Esmirna, na costa do Mar Egeu. O atentado ocorreu próximo a um tribunal. Os mortos, segundo a agência de notícias turca, são um policial e um funcionário público. Dois terroristas foram mortos pela polícia, mas um terceiro homem conseguiu fugir. Também nesta quinta-feira, as forças de segurança do país realizaram novas prisões de suspeitos de ligações com o atentando na boate Reina, na noite de Ano Novo, em Istambul. Todos os suspeitos detidos são originários do Turquestão Oriental, uma região administrativa da China conhecida como Xinjiang e de maioria sunita.

_

O filho de Osama

O governo dos Estados Unidos colocou Hamza bin Laden, filho do antigo líder da Al Qaeda Osama bin Laden, morto em 2011, em sua lista oficial de terroristas. Com isso, qualquer ativo que Hamza tenha em território americano ficará congelado. Ele é acusado pelo Departamento de Estado Americano de ocupar a antiga posição do pai desde agosto de 2015, além de ter incentivados ataques terroristas nos Estados Unidos e na França.

_

Ataque de Trump

O presidente eleito Donald Trump atacou, por meio de sua conta oficial no Twitter, o líder democrata no Senado por não chegar a um acordo com os republicanos sobre o fim do ObamaCare, o programa de saúde obrigatório criado por Barack Obama. “Os democratas, dirigidos pelo palhaço principal Chuck Schumer, sabem como o ObamaCare é ruim e a confusão em que estão metidos”, escreveu Trump. Apesar de defenderem o fim do programa, os republicanos não chegaram em um acordo sobre o que deverá substituir o ObamaCare.

_

Vale tudo na crise

O Zimbábue, país africano que vive sua pior crise em sete anos, apelou aos elefantes nesta quinta-feira. Em um movimento contraditório, o órgão de defesa do meio ambiente do país anunciou a venda de 35 animais para a China com o intuito de gerar caixa para a o fundo de conservação ambiental. O valor da transação não foi revelado e nem o estado dos animais. O país afirma possuir 36.000 elefantes além do que poderia suportar. O Zimbábue também tentou vender seu estoque de marfim para a China, mas, até agora, não obteve sucesso.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Mundo

Macron afirma a Milei que França não assinará acordo entre UE e Mercosul

Sánchez apoiará Lula no G20 por um imposto global sobre grandes fortunas

Biden autoriza Ucrânia a usar armas dos EUA para atacar Rússia, diz agência

Porta-voz do Hezbollah é morto em ataque israelense em Beirute