Mundo

Furacão Leslie: Espanha e Portugal se preparam para a tormenta

Furacão deve atingir a Península Ibérica e traz fortes ventos e chuvas dias depois de ter causado enchentes mortais na ilha espanhola de Mallorca

Enchente causada pelo furacão Leslie na ilha de Mallorca (Enrique Calvo/Reuters)

Enchente causada pelo furacão Leslie na ilha de Mallorca (Enrique Calvo/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 13 de outubro de 2018 às 15h35.

BARCELONA (Reuters) - O furacão Leslie deve atingir a Península Ibérica em horas, disseram autoridades neste sábado, carregando fortes ventos e chuvas dias depois de enchentes mortais na ilha espanhola de Mallorca.

A tempestade deve chegar às proximidades da capital portuguesa, Lisboa, antes de se locomover pela península, com ventos de até 100 km/h, disse o serviço estatal de clima da Espanha.

No começo desta semana, 12 pessoas morreram em enchentes em Mallorca, no Mediterrâneo.

Ainda um furacão categoria 1, Leslie deve enfraquecer levemente à medida que se move para o leste neste sábado, disse o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC).

Neste sábado à tarde, Leslie estava a 320 quilômetros a oeste de Lisboa, afirmou o NHC, acrescentando que é esperado que ele se torne um ciclone pós-tropical e se dissipe até a noite de domingo ou na segunda-feira.

Serviços de emergência espanhóis alertaram para a possibilidade de enchentes instantâneas e pediram para que os motoristas fiquem vigilantes em casos de fortes ventos. Tempestades separadas no norte e no leste da Espanha significam que fortes chuvas são esperadas ao redor de boa parte do país no domingo.

 

Acompanhe tudo sobre:EuropaFuracõesPortugalEspanha

Mais de Mundo

Conversa entre Lula e Trump muda rumo da crise, mas cenário é imprevisível, dizem analistas

Meloni diz não se opor ao reconhecimento do Estado da Palestina, mas com condições

Macron diz que Trump só poderá ganhar Nobel da Paz se 'parar' guerra em Gaza

Trump quer reformular processo de vistos H-1B e atrair profissionais com maiores salários aos EUA