EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 26 de agosto de 2011 às 13h27.
Os prejuízos das seguradoras com a passagem do furacão Jeanne pelos Estados Unidos devem ficar entre 4 bilhões e 8 bilhões de dólares, de acordo a Risk Management Solutions, empresa americana especializada em estimativas para a indústria de seguros. Com isso, sobe para cerca de 25 bilhões de dólares o valor total das perdas causadas pela passagem de quatro furacões pelos país desde o dia 13/8. Todos eles atingiram a Flórida. Além do Jeanne, passaram pelo estado o Charley, o Frances e o Ivan.
O furacão Jeanne, que causou estragos no Caribe, chegou à Flórida na noite de 25/9. Foi o quarto vendaval a atingir o estado em apenas seis semanas. Esperava-se que o Jeanne não passasse pelo país, ou que perdesse força até chegar à Flórida, mas não foi isso que aconteceu. O furacão deixou cerca de 1,5 milhão de casas sem energia e pelo menos seis mortos.
É a primeira vez em mais de 100 anos que quatro vendavais atingem os Estados Unidos em menos de dois meses. Agora, a preocupação dos americanos é a tempestade tropical Lisa. Por enquanto, porém, o vendaval passa longe de qualquer terra, segundo o Centro Nacional de Furacões, órgão do governo americano responsável por previsões do tempo.