Mundo

Furacão Irma chega em Porto Rico e deixa sua 1ª vítima

Uma mulher de 76 anos caiu enquanto era resgatada da sua casa, por estar em uma cadeira de rodas, e morreu no hospital

Furacão Irma em Porto Rico: 49% dos moradores da ilha já não tem luz (Alvin Baez/Reuters)

Furacão Irma em Porto Rico: 49% dos moradores da ilha já não tem luz (Alvin Baez/Reuters)

E

EFE

Publicado em 6 de setembro de 2017 às 19h38.

Última atualização em 6 de setembro de 2017 às 20h29.

San Juan - O furacão "Irma", de categoria 5, chegou nesta quarta-feira ao nordeste do território de Porto Rico, na ilha de Culebra, com fortes ventos de 170 quilômetros por hora, e fez sua primeira vítima.

As chuvas são contínuas e intensas e, segundo a Agência Estatal para a Assistência em Emergências e Desastres (Aemead, na sigla em espanhol), foram registrados danos materiais que ainda estão sendo contabilizados.

O prefeito de Manatí, José Sánchez, no norte da ilha, informou que uma mulher de 76 anos que caiu enquanto era resgatada da sua casa para ser levada a outro lugar mais seguro, por estar em uma cadeira de rodas, morreu no hospital após sofrer três paradas cardíacas.

Em uma entrevista coletiva, o diretor da Aemead, Abner Gómez, disse que foram realizados dois resgates de dois barcos em Culebra e Fajardo, ao leste de Porto Rico, sem vítimas entre a tripulação.

Após lembrar que não estão saindo voos da ilha, Gómez destacou que as pessoas devem permanecer em suas casas e que 49% dos moradores da ilha já não tem luz.

O país se encontra em estado de emergência há dois dias perante a chegada de "Irma", o furacão mais potente a passar pelo oceano Atlântico.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse ter falado hoje com os governadores dos estados da Flórida, Porto Rico e Ilhas Virgens com o objetivo de expressar-lhes o apoio do governo perante a eventual chegada do furacão.

"Acabo de falar com os governadores Rick Scott, da Flórida, Kenneth Mapp, das Ilhas Virgens, e Ricardo Rosselló, de Porto Rico. Estamos com todos vocês", escreveu Trump em sua conta no Twitter.

O vice-presidente dos EUA, Mike Pence, utilizou esta mesma rede social para expressar-se no mesmo sentido e enviar seu apoio aos três estados ameaçados pelo furacão: "Como disse o presidente, estamos com vocês".

O furacão passará a menos de 50 quilômetros da capital San Juan e a 28 de Fajardo. Em ambas cidades são palpáveis os efeitos de "Irma", com árvores caídas, objetos espalhados pelo forte vento e ondas elevadas.

Acompanhe tudo sobre:CaribeFuracões

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia