Mundo

Furacão Henri vai atingir os Estados Unidos neste final de semana

Uma parte do nordeste dos Estados Unidos, incluindo Nova York, foi colocada em alerta na sexta-feira por conta do furacão Henri

Furacão: Henri provocará entre 7 cm e 15 cm de chuvas em toda a região e até 25 cm em alguns lugares, estimou o NHC (afp/AFP)

Furacão: Henri provocará entre 7 cm e 15 cm de chuvas em toda a região e até 25 cm em alguns lugares, estimou o NHC (afp/AFP)

A

AFP

Publicado em 21 de agosto de 2021 às 16h40.

A tempestade tropical Henri se transformou em furacão de categoria 1 neste sábado (21) e deve tocar o solo na costa nordeste dos Estados Unidos no domingo, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC).

Fique por dentro das principais notícias do Brasil e do mundo. Assine a EXAME

"Embora se espere um certo enfraquecimento antes de tocar solo no domingo, Henri deve ter ou estar perto de ter força de furacão quando chegar às costas de Long Island e no sul da Nova Inglaterra", informou a instituição.

Com ventos de até 120 km/h atualmente, Henri provocará entre 7 cm e 15 cm de chuvas em toda a região e até 25 cm em alguns lugares, estimou o NHC, ao alertar sobre o risco de enchentes.

Uma parte do nordeste dos Estados Unidos, incluindo Nova York, foi colocada em alerta na sexta-feira por Henry, que poderia se tornar o primeiro furacão em 30 anos a chegar na costa de Nova Inglaterra.

"O último furacão que tocou solo em Nova Inglaterra foi Bob em 1991", disse à AFP Dennis Feltgen, porta-voz do NHC.

Esse furacão causou a morte de pelo menos 17 pessoas na costa leste.

Diante da ameaça, vários governadores pediram à população para ser prudente. Em Massachusetts, estado em que se encontra a cidade de Boston, o governador Charlie Baker pediu para "evitar as viagens desnecessárias", especialmente nos litorais.

No estado, onde todas as praias e parques estarão fechados entre sábado e segunda-feira, o furacão poderia provocar cortes de energia elétrica que afetariam entre 100.000 e 300.000 habitantes, segundo o escritório do governador.

Acompanhe tudo sobre:Desastres naturaisEstados Unidos (EUA)Furacões

Mais de Mundo

Putin sanciona lei que anula dívidas de quem assinar contrato com o Exército

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA