Mundo

Furacão Florence volta a categoria 3 e se aproximada costa leste dos EUA

De acordo com especialistas, o furacão Florence deve atingir a categoria 3 nesta segunda e permanecerá como ciclone perigoso até na próxima quinta-feira

Furacão Florence: enquanto o furacão se aproximada costa leste dos EUA, os ciclones Helene e Isaac continuam ganhando força no Oceano Atlântico (NOAA NWS National Hurricane Center/Reuters)

Furacão Florence: enquanto o furacão se aproximada costa leste dos EUA, os ciclones Helene e Isaac continuam ganhando força no Oceano Atlântico (NOAA NWS National Hurricane Center/Reuters)

E

EFE

Publicado em 10 de setembro de 2018 às 11h13.

Última atualização em 10 de setembro de 2018 às 12h19.

Miami - O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) prevê que o furacão Florence atinja nesta segunda-feira de novo a categoria 3 na parte leste do país, enquanto os ciclones Helene e Isaac continuam ganhando força no Oceano Atlântico.

Os cientistas do NHC, com sede em Miami, informaram que Florence "se transformará em um furacão de categoria maior (3) esta manhã" e "permanecerá como ciclone extremamente perigoso até na próxima quinta-feira".

Ele está 1.005 quilômetros ao sudeste das Bermudas e 860 quilômetros ao norte-nordeste do norte das Ilhas de Sotavento, no Caribe, afirmou o NHC em seu boletim mais recente. Florence apresenta ventos máximos constantes de 165 km/h e se desloca na direção oeste-noroeste com velocidade de translação de 15 km/h.

Os furacões Helene e Isaac seguem avançando pelo Atlântico.

O furacão Helen, de categoria 1, apresenta ventos máximos constantes de 140 km/h e se encontra 485 quilômetros a sudoeste de Cabo Verde. Ele se desloca para o oeste-noroeste com uma velocidade de translação de 28 km/h e acredita-se que voltará a ganhar força hoje para começar a se enfraquecer na quarta-feira.

O outro ciclone na mira dos meteorologistas é Isaac, também de categoria 1, formado no sábado passado no centro do Oceano Atlântico, que tem ventos máximos constantes de 120 km/h. Ele se move para o oeste e se encontra a 1.985 quilômetros ao leste das Ilhas de Barlavento e prevê que se mova "através das Pequenas Antilhas e do leste do Caribe na quinta-feira". Os especialistas do NHC informaram que Isaac "terá um fortalecimento extra nas próximas 48 horas" e, a partir da metade da semana, enquanto se aproximar das Pequenas Antilhas, vai se enfraquecer.

De acordo com meteorologistas americanos, a temporada de furacões no Atlântico está 60% abaixo do normal. A previsão da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos (NOAA) prevê cinco furacões para o Atlântico e só um de categoria mais destrutiva.

Acompanhe tudo sobre:Desastres naturaisEstados Unidos (EUA)Furacões

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado