Mundo

Papa Francisco é enterrado em Roma após funeral com 400 mil pessoas

Pontífice foi homenageado em missa com a presença de líderes de mais de 50 países; homilia lembrou defesa dos imigrantes

Caixão do papa é levado em cortejo por ruas de Roma, antes do sepultamento (Damien Meyer/AFP)

Caixão do papa é levado em cortejo por ruas de Roma, antes do sepultamento (Damien Meyer/AFP)

Rafael Balago
Rafael Balago

Repórter de macroeconomia

Publicado em 26 de abril de 2025 às 07h28.

Última atualização em 26 de abril de 2025 às 11h15.

O corpo do papa Francisco foi enterrado na manhã deste sábado, 26, na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, após uma missa de despedida e um cortejo pelas ruas da cidade. O evento teve a presença de dezenas de líderes mundiais, incluindo os presidentes Donald Trump e Luiz Inácio Lula da Silva.

O funeral começou por volta das 10h20 na hora local (5h20 em Brasília). Ao menos 400 mil pessoas acompanharam o evento, segundo o governo da Itália, na praça de São Pedro e nas ruas de Roma, por onde passou um cortejo com o corpo do papa.

No início da missa, o caixão do papa foi levado do interior da Basílica de São Pedro, onde foi velado por três dias, para a Praça de São Pedro. A missa de corpo presente foi feita ao ar livre, com os cardeais sentados de um lado, e os chefes de estado, de outro. O clima era de sol, com céu azul.

Francisco havia pedido um funeral simples, com um caixão de madeira único e sem decorações extravagantes, como usado por outros papas. O caixão foi colocado em frente ao altar para a cerimônia. Em cima dele, foi colocado um exemplar do evangelho.

Na homilia, o cardeal Giovanni Ré disse que o papa buscou se aproximar das pessoas. "Ele foi um papa entre o povo, com um coração aberto a todos. Ele também foi um papa atento aos sinais dos tempos e ao que o Espírito Santo estava despertando na igreja", afirmou.

Giovanni destacou que a primeira viagem de Francisco como papa foi a Lampedusa, um ponto de chegada de imigrantes na Itália, e que ele também rezou uma missa na fronteira entre EUA e México. Na plateia, estava o presidente Trump, que faz do combate à imigração uma de suas bandeiras.

Antes da missa, Trump conversou com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, sobre o fim da Guerra da Ucrânia, sentados na Basílica de São Pedro. Os dois governos disseram que a reunião foi produtiva e uma nova conversa deverá ocorrer ainda neste sábado.

Procissão final

Em seguida, depois da missa, houve uma procissão para levar o caixão do papa até o local de sepultamento, a igreja de Santa Maria Maior, que passou por lugares históricos de Roma, como a praça Veneza e Coliseu. O caixão foi levado em um papamóvel branco, adaptado. As pessoas puderam saudar o cortejo a partir das calçadas.

Na chegada à igreja, que era uma das preferidas do papa em Roma, o corpo foi recebido por um grupo de pessoas que representavam grupos em dificuldades, como pobres, ex-detentos e pessoas LGBT. O enterro será feito a portas fechadas.

O sepultamento foi feito pouco depois das 8h (hora de Brasília), em uma cerimônia fechada. Seu túmulo será simples, como foi pedido por Francisco. Ele será enterrado próximo da terra e terá apenas a inscrição "Franciscus" na lápide.

As visitações à igreja de Santa Maria Maior serão liberadas a partir de domingo, 27.

Francisco faleceu na última segunda-feira, aos 88 anos, vítima de complicações decorrentes de um acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca.

Quando será o conclave?

A partir de agora, começa um período de luto pela morte do papa, que durará nove dias. Haverá missas diárias em sua homenagem, celebradas por cardeais.

Em seguida, será feito um conclave para definir quem será o novo papa, cuja data de início ainda não foi informada, mas deverá ocorrer até o começo de maio. No conclave, os cardeais católicos com menos de 80 anos farão uma votação secreta para escolher o novo pontífice.

https://exame.com/mundo/quem-sera-o-proximo-papa-veja-os-nomes-mais-fortes-segundo-especialista/
Acompanhe tudo sobre:Papa FranciscoIgreja CatólicaVaticano

Mais de Mundo

Quem foi o Papa mais jovem da história?

Guerra da Ucrânia está ficando 'sem explicação', diz Lula após funeral do papa

Lula diz torcer por próximo papa com 'mesmo coração' de Francisco

Hamas diz estar pronto para acordo com Israel e trégua de 5 anos, segundo agência