Mundo

Fundo Social do Pré-Sal receberá aporte de R$ 508 mi

O valor equivale à exploração de novos campos em 2012

As receitas da União oriundas de novos campos cuja exploração começou a partir de janeiro de 2010 vão para o Fundo Social (Germano Lüders/EXAME.com)

As receitas da União oriundas de novos campos cuja exploração começou a partir de janeiro de 2010 vão para o Fundo Social (Germano Lüders/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de dezembro de 2011 às 17h22.

Brasília - Com a prorrogação da regra de transição das parcelas de royalties e da participação especial da União nas áreas de pré-sal exploradas em regime de concessão, o chamado Fundo Social do Pré-Sal receberá um aporte de R$ 508 milhões no próximo ano. O valor equivale à estimativa da parte devida referente à exploração de novos campos em 2012.

De acordo com o regulamento de transição que iria se esgotar ao fim deste ano e foi prorrogado até o fim de 2015, as receitas da União oriundas de novos campos cuja exploração começou a partir de janeiro de 2010 vão para o Fundo Social, enquanto as receitas de poços mais antigos continuam tendo suas destinações originais, como o Ministério de Ciência e Tecnologia, por exemplo.

Sem a prorrogação da vigência da regra de transição - publicada hoje no Diário Oficial -, todas as receitas da União no pré-sal, independentemente do tempo de exploração dos poços, passariam a ir diretamente para o Fundo Social. De acordo com a o Ministério da Fazenda, o valor a ser depositado no Fundo em 2012 já está previsto no Orçamento do próximo ano.

Acompanhe tudo sobre:Governo DilmaPetróleoIndústria do petróleoIndústrias em geralEnergiaInvestimentos de empresasIndústriaPré-sal

Mais de Mundo

Rússia conclui teste de míssil nuclear de longo alcance Burevestnik

Argentina abre urnas para eleições legislativas decisivas para Milei

China diz ter alcançado "acordo preliminar" com EUA após negociações comerciais

Suspeitos de roubo de joias do Louvre são presos na França