Mundo

Fundo europeu se prepara para depositar em bancos espanhóis

O valor total do resgate é de 39,5 bilhões de euros


	O diretor do fundo de resgate, Klaus Regling: "é um acontecimento importante, já que marca a estreia do MEDE em seu papel de mecanismo de resgate permanente para a Eurozona"
 (Peter Parks/AFP)

O diretor do fundo de resgate, Klaus Regling: "é um acontecimento importante, já que marca a estreia do MEDE em seu papel de mecanismo de resgate permanente para a Eurozona" (Peter Parks/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de dezembro de 2012 às 12h28.

Luxemburgo - O fundo de resgate permanente (MEDE) se prepara para "depositar nos próximos dias" o resgate ao setor financeiro espanhol, de 39,5 bilhões de euros, afirmou em um comunicado divulgado nesta quarta-feira.

"O MEDE (Mecanismo Europeu de Estabilidade) irá transferir nos próximos dias ao fundo público espanhol de ajuda aos bancos o capital para recapitalizar os bancos espanhóis", afirmou o diretor do fundo de resgate, Klaus Regling.

"Esta é a primeira ajuda financeira fornecida pelo MEDE. É um acontecimento importante, já que marca a estreia do MEDE em seu papel de mecanismo de resgate permanente para a Eurozona", disse.

Desta soma, 37 bilhões de euros serão utilizados para recapitalizar os bancos nacionalizados (Bankia, Catalunya Caixa, Novacaixagalicia e Banco de Valencia). Os 2,5 bilhões restantes serão destinados a financiar o chamado "banco mau" ou Sareb, a sociedade encarregada de gerir os ativos tóxicos imobiliários dos bancos espanhóis.

O Eurogrupo autorizou na segunda-feira o desembolso desses fundos, último passo do procedimento para recapitalizar os asfixiados bancos do país.

Acompanhe tudo sobre:Crises em empresasEspanhaEuropaPiigsUnião Europeia

Mais de Mundo

Irã convoca encarregado de negócios da França após comentarios “insultantes” de chanceler

Cargueiro com 'mercadorias perigosas' sofre naufrágio na Índia

Leão XIV toma posse da cátedra de bispo de Roma na basílica de São João de Latrão

Espanha propõe embargo de armas a Israel para parar guerra na Faixa de Gaza