Mundo

Fundador e líder de organização criminosa é preso no México

As autoridades mexicanas ofereciam uma recompensa de 1 milhão de pesos (R$ 155 mil) por ''El Molca''


	Poços González, de 42 anos, foi detido ontem em Metepec, município do estado do México, no centro do país
 (Giuseppe Cacace/AFP/AFP)

Poços González, de 42 anos, foi detido ontem em Metepec, município do estado do México, no centro do país (Giuseppe Cacace/AFP/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de setembro de 2012 às 20h20.

México  - A Polícia Federal mexicana anunciou nesta quarta-feira a prisão de Ramiro Pozos González, também conhecido como ''El Molca'', suposto ''líder e fundador da organização criminosa ''La Resistencia'', que opera no estado de Jalisco.

Em entrevista coletiva, o chefe da Divisão Antidrogas da polícia, Ramón Eduardo Pequeño, informou que Poços González, de 42 anos, foi detido ontem em Metepec, município do estado do México, no centro do país.

As autoridades mexicanas ofereciam uma recompensa de 1 milhão de pesos (R$ 155 mil) por ''El Molca'', vinculado a ''crimes contra a saúde, privação ilegal da liberdade, extorsão e assassinato de integrantes de grupos rivais''.

''El Molca'' fez parte do cartel do Milênio, dirigido pelos irmãos Valencia, até o ano de 2010, quando a organização foi praticamente desmantelada após a prisão de Óscar Orlando Nava Valencia, conhecido como ''El Lobo'', e Juan Carlos Nava Valencia, conhecido como ''El Tigre''.

''De 1993 até 2000, Pozos González era enviado pela organização dos irmãos Valencia a Houston, nos Texas (EUA), para receber as cargas de droga, especialmente de maconha'', assinalou Pequeño.

No último ano, uma cisão do antigo cartel do Milênio deu lugar à organização criminosa conhecida como ''La Resistencia'', que contava com ''o apoio dos líderes da Família e do Cartel do Golfo'' e da denominada Jalisco Nova Geração (CJNG).

À frente da ''La Resistencia'' estava ''El Molca'', Elpidio Mojarro Juárez, conhecido como ''Lo Pilo'', e Víctor Manuel Torres García, conhecido como ''Lo Papirrín'' e preso pela Polícia Federal no dia 28 de fevereiro de 2011.

Em setembro de 2011, a ''La Resistencia'' formou uma aliança com o grupo dos Zetas ''para aumentar seu poder de operação e manter uma frente contra o cartel de Jalisco Nova Geração'', liderado por Nemesio Oseguera Cervantes, conhecido como ''Lo Mencho''.

A disputa entre a ''La Resistencia e o CJNG gerou inúmeros fatos violentos no oeste do México desde 2011, especialmente no estado de Jalisco.

O ''El Molca'', que é original de Zapopan, operava em Jalisco, Michoacán e na Cidade do México.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCrimeMéxicoPrisões

Mais de Mundo

Israel ameaça não ter cessar-fogo se Hamas não liberar lista de reféns a serem libertados

Justiça prorroga prisão de presidente da Coreia do Sul temendo destruição de provas

Quais as chances de Trump anexar Canadá e Groenlândia após tomar posse?

Trump avalia adiar proibição do TikTok por 90 dias após assumir presidência dos EUA