Mundo

Fundação holandesa planeja coletar lixo flutuante dos mares

Especialistas têm alertado que plásticos que flutuam no oceano estão matando aves marinhas, mamíferos marinhos, tartarugas e outros animais.


	Lixo no mar: especialistas têm alertado que plásticos que flutuam no oceano estão matando aves marinhas, mamíferos marinhos, tartarugas e outros animais.
 (Thinkstock)

Lixo no mar: especialistas têm alertado que plásticos que flutuam no oceano estão matando aves marinhas, mamíferos marinhos, tartarugas e outros animais. (Thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de junho de 2016 às 16h20.

Amsterdã - Uma fundação holandesa desenvolveu barreiras flutuantes para tentar coletar o lixo dos oceanos e lançará um protótipo de 100 metros de comprimento no Mar do Norte esta semana para ver como se sai durante tempestades.

O presidente-executivo da Fundação Ocean Cleanup, Boyan Slat, de 21 anos, que teve a ideia para o sistema quando era adolescente, espera utilizar a tecnologia em uma enorme área em que o lixo circula na porção norte do Oceano Pacífico, até 2020.

Especialistas têm alertado nos últimos anos que milhões de toneladas de plástico que flutuam no oceano estão matando grande número de aves marinhas, mamíferos marinhos, tartarugas e outros animais.

A fundação, que emprega 50 engenheiros e pesquisadores, recebeu 1,5 milhão de euros como apoio do governo holandês e a empresa de serviços marítimos Boskalis, em conjunto com um doador particular anônimo, para o protótipo.

Acompanhe tudo sobre:AnimaisEuropaHolandaLixoPaíses ricos

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia