Mundo

Fundação Gates doa US$ 220 milhões para pesquisa médica

A Fundação Bill e Melinda Gates doou o dinheiro para a Aeras, que desenvolveu seis possíveis vacinas contra a tuberculose

No geral, os pesquisadores acreditam que serão necessários mais de 1 bilhão de dólares nos próximos cinco anos para combater a doença (©AFP / Rodger Bosch)

No geral, os pesquisadores acreditam que serão necessários mais de 1 bilhão de dólares nos próximos cinco anos para combater a doença (©AFP / Rodger Bosch)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de março de 2012 às 16h11.

Rockville - O bilionário Bill Gates e sua esposa doaram 220 milhões dólares em cinco anos para a Aeras, a maior empresa de biotecnologia do mundo sem fins lucrativos, voltados à pesquisa de vacinas contra a tuberculose, informou nesta quinta-feira a empresa americana.

A Fundação Bill e Melinda Gates doou o dinheiro para a Aeras, que em suas sedes nos Estados Unidos e na África do Sul desenvolveu seis possíveis vacinas contra a tuberculose, já em fase de testes na África, Ásia, Europa e América.

"Este novo investimento deve ser visto como um apelo à ação para combater uma das doenças mais mortais do mundo", indicou em um comunicado Jim Connolly, diretor executivo da Aeras, com sede em Rockville (Maryland), perto de Washington DC.

"Esse dinheiro permitirá à Aeras de expandir suas parcerias existentes na Europa, África, China e em outras partes do mundo (...) o que vai acelerar o desenvolvimento de vacinas contra a tuberculose seguras e eficazes", acrescentou.

Um total de 8,8 milhões de pessoas no mundo sofreram desta doença pulmonar infecciosa em 2010 e 1,4 milhões morreram, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A OMS estima que o custo econômico global da tuberculose é de 12 bilhões de dólares por ano, com a Índia e a China representando mais da metade deste custo.

De acordo com o diretor da Aeras, esta doença infecciosa apresenta um desafio aos cientistas de todo o mundo.

"Sem o apoio financeiro de todos para a pesquisa de novas vacinas, nunca poderemos eliminar a tuberculose, que é uma ameaça à saúde pública global", disse.

No geral, os pesquisadores acreditam que serão necessários mais de 1 bilhão de dólares nos próximos cinco anos para combater a doença.

Acompanhe tudo sobre:Bill GatesDoençasEmpresáriosEpidemiasMicrosoftPersonalidadesTuberculoseVacinas

Mais de Mundo

Otan afirma que uso de míssil experimental russo não vai dissuadir apoio à Ucrânia

Líder da Coreia do Norte diz que diálogo anterior com EUA apenas confirmou hostilidade entre países

Maduro afirma que começa nova etapa na 'poderosa aliança' da Venezuela com Irã

Presidente da Colômbia alega ter discutido com Milei na cúpula do G20