Mundo

Fukushima não cumprirá prazo de descontaminação de água

Admissão por parte da empresa, conhecida como Tepco, é mais um revés na sua luta para lidar com a água contaminada


	Usina nuclear de Fukushima: empresa controladora não será capaz de processar toda a água contaminada até o final de março, como prometido
 (AFP)

Usina nuclear de Fukushima: empresa controladora não será capaz de processar toda a água contaminada até o final de março, como prometido (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de janeiro de 2015 às 08h28.

Tóquio - A Tokyo Electric Power Co, operadora da central nuclear de Fukushima, informou que não será capaz de cumprir um prazo autoimposto, o final de março, para descontaminar água contendo substâncias altamente radioativas.

A admissão por parte da empresa, conhecida como Tepco, é mais um revés na sua luta para lidar com a água contaminada, na maior parte mantida em tanques construídos às pressas.

O presidente da Tepco, Naomi Hirose, visitou dirigentes da Autoridade Reguladora Nuclear nesta sexta-feira para informar que a empresa não será capaz de processar toda a água contaminada até o final de março, como prometido.

"Eu me sinto muito triste por não ter sido capaz de cumprir a minha promessa de processar (a água contaminada)", disse Hirose. "No nosso ritmo atual, vamos concluir o serviço até meados de maio", acrescentou.

A Tepco vem lutando diariamente com a água contaminada desde que a usina de Fukushima foi destruída por um terremoto seguido de tsunami em março 2011 e três reatores entraram em colapso.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaFukushimaJapãoPaíses ricosUsinas nucleares

Mais de Mundo

Israel afirma que não busca 'escalada ampla' após ataque a Beirute

Domo de Ferro, Arrow, C-Dome e Patriot: Conheça os sistemas de defesa aérea utilizados por Israel

Smartphones podem explodir em série como os pagers no Líbano?

ONU diz que risco de desintegração do Estado de Direito na Venezuela é muito alto