Mundo

Frio mata mais de 40 no Afeganistão

Os prisioneiros morreram esfaqueados ou golpeados antes que a polícia retomasse o controle da situação por volta de duas horas depois.

Apenas três ou quatro das mortes foram de adultos, e as outras vítimas eram crianças (Robert Michael/AFP)

Apenas três ou quatro das mortes foram de adultos, e as outras vítimas eram crianças (Robert Michael/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de fevereiro de 2012 às 11h52.

Cabul - Mais de 40 pessoas, a maioria delas crianças, morreram de frio em um dos piores invernos em anos no Afeganistão, afirmou uma autoridade do setor de saúde nesta segunda-feira. O governo confirmou 41 mortes em três províncias - Cabul, Ghor e Badaquistão -, informou um porta-voz do Ministério da Saúde, Ghulam Sakhi Kargar.

Apenas três ou quatro das mortes foram de adultos, e as outras vítimas eram crianças, disse o porta-voz. Vinte e quatro das mortes ocorreram na capital, Cabul, a maioria delas em campos onde as pessoas buscam abrigos fugindo da violência em outras partes do país. Cabul enfrenta a pior onda de frio e neve em 15 anos, segundo o Centro Nacional de Meteorologia. Segundo o órgão, o tempo deve melhorar no fim da semana.

No fim do domingo, houve uma avalanche em Sang-i-Takht, distrito de Day Kundi, danificando dezenas de casas e lojas. A avalanche não deixou feridos, segundo Nasrullah Sadiqizada, parlamentar dessa província no centro do país.

As Nações Unidas e a agência humanitária dos EUA começaram a distribuir cobertores extras, barracas e combustível para pessoas vivendo em 40 campos da capital. A maioria dessas pessoas nos campos de refugiados internos fugiu das províncias de Helmand e Kunduz. Também há casos de afegãos que viveram anos no Irã e no Paquistão e, após voltar ao país, ficaram sem moradia. A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) entregou auxílio a refugiados em um campo de Cabul e pretende fazer mais entregas nos próximos dias. As informações são da Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:AfeganistãoÁsiaCidadesMeio ambiente

Mais de Mundo

Itamaraty alerta para a possibilidade de deportação em massa às vésperas da posse de Trump

Invasão de apoiadores de presidente detido por decretar lei marcial deixa tribunal destruído em Seul

Trump terá desafios para cortar gastos mesmo com maioria no Congresso

Milei chama Bolsonaro de amigo e lamenta ausência em evento de posse de Trump